O curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc foi destaque no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEI) do IFSC 2025. A conquista de um espaço em um evento estadual é por meio do projeto de extensão ‘Robótica para Todos’, realizado com acadêmicos do Centro Universitário. A proposta veio como uma forma de utilizar a tecnologia como ponte entre conhecimento acadêmico e transformação social.
A iniciativa levou a robótica educacional para alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Criciúma. Por meio dela, estudantes da primeira fase do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc atuaram como facilitadores, desenvolvendo protótipos e oficinas práticas para aproximar crianças e adolescentes do universo da Ciência, Programação e Automação.
Segundo a professora responsável pelo projeto, Gabriela Rocha Roque, mais do que ensinar a montar e programar robôs, o projeto despertou curiosidade, estimulou o pensamento crítico e abriu horizontes. “Foi muito gratificante para todos os envolvidos ver os alunos do Ensino Fundamental terem contato com esse tipo de tecnologia, despertar a curiosidade para áreas da Ciência e Engenharia. Foi uma experiência além da parte técnica, pois desenvolveu habilidades comportamentais nos estudantes”, comenta.
Com brilho nos olhos, os estudantes das escolas públicas exploraram conceitos que, até então, pareciam distantes da realidade escolar. Já para os universitários, a experiência foi um verdadeiro ensino prático, contribuindo para a formação e aprendizado dos acadêmicos.
“Através do projeto robótica para todos buscamos demonstrar a tecnologia de forma simples, acessível e que, por consequência, inspirem os estudantes das escolas públicas a almejaram carreiras na área tecnológica. A partir do momento que eles entendem que a tecnologia não é impossível de ser compreendida, os alunos se sentem mais seguros em pensar ser engenheiros ou profissionais na área de tecnologia”, destaca o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota Neto.


