Visando dar ênfase para a segurança no ambiente industrial, o curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário UniSatc realizou um projeto de Extensão junto aos alunos do curso técnico em Edificações do Cedup, de Criciúma, juntando o conhecimento sobre segurança industrial e a inovação tecnológica.
O projeto elaborado pela professora Maíra Carminatti e desenvolvido pelos acadêmicos visa educar sobre as medidas de segurança essenciais em ambientes industriais, conscientizar sobre os riscos associados a máquinas e pessoas, e destacar a crescente presença de robótica na indústria, preparando os futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho.
“Os projetos de extensão desenvolvidos pela Engenharia Mecatrônica proporcionam a sociedade conhecimentos valiosos ao demonstrar aplicações práticas da tecnologia e, podem despertar o interesse em jovens estudantes e incentivar suas carreiras em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”, afirmou o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota.
As apresentações ocorreram durante dois dias, no Cedup. Os alunos dos cursos de Edificações foram os principais espectadores desses eventos, os acadêmicos da UniSatc compartilharam informações, destacando os protocolos de segurança necessários em diferentes ambientes industriais e abordando casos reais que demonstram as consequências de negligenciar essas medidas. Além disso, enfatizaram a evolução tecnológica na indústria, com ênfase na crescente utilização de robôs e automação, destacando tanto os benefícios quanto os desafios associados a essa tendência.