A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos do Colégio Satc têm a possibilidade de participarem do Programa Bilíngue da instituição que ocorre no período integral. Com uma metodologia inovadora, o ensino une o inglês com as aprendizagens de conteúdos disciplinares de forma integrada, como história, geografia e tecnologia. Desde o inicio do ano, as turmas de 1º a 5º ano tem participado de experiências com a língua estrangeira no dia a dia, fazendo com que o estudo evolua de forma natural e confortável para cada um.
Uma das propostas do Programa Bilíngue é fazer com que os alunos estejam habituados com o inglês dentro da rotina. “Iniciamos o ano sempre trabalhando as questões básicas como lugares, as palavrinhas mágicas, atividades e objetos em inglês. E para que cada aprendizagem fosse avançando, trabalhamos um projeto com base em livros de literatura local, unindo as propostas com a aula de Tecnologias Aplicadas e a professora titular de cada grupo”, destaca a coordenadora de Inglês da Satc, Beatriz de Medeiros.
A metodologia utilizada pela instituição se baseia na abordagem educacional CLIL (Content and Language Integrated Learning) que na tradução significa ‘Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Idioma’. “Preparamos ações e atividades em que se aprende conteúdos por meio do idioma, então essa é a oportunidade que a gente vai trazendo assuntos do interesse deles, onde irão focar em aprender mais. Então são filme, jogos, livros e disciplinas como Tecnologias Aplicadas, Funcional Kids, Futebol e Cerâmica que ensinam por meio da língua inglesa”, relata Beatriz.
Aprendizagens aplicadas
Fazer com que a criança e adolescente seja o protagonista de sua própria aprendizagem, é incentivá-los para que sigam sua jornada com relevância, propósito e que seja significativa para cada um. Assim como é o inglês para o desenvolvimento individual de cada um.
Para a professora de Inglês do Colégio Satc, Sarah Silveira Hellmann, o crescimento dos alunos ao longo do ano é notável. “A evolução que eu mais percebo é que os estudantes estão cada vez mais confortáveis e confiantes em relação ao inglês. E essa evolução é feita de forma tão natural, eles estão usando inglês e aprendendo outras coisas ao mesmo tempo. A gente não para a aula de geografia para o inglês, a gente vai aprender sobre isso em inglês e isso é muito significativo”, pontua.
As turmas do Integral 1º e 2º ano estão aprendendo sobre a rotina de estudos. “Li histórias, fizemos brincadeiras, jogos e bingo. Os pequenos elaboraram e escreveram sobre a própria rotina e apresentaram para os colegas. Esse é um projeto que vai dar bastante independência para as crianças e também os ajuda a lembrar o que precisam fazer na escola e em casa”, explica a professora.
Com o 3º ano as aprendizagens envolvem os monumentos famosos no mundo. “Depois de um sorteio, em duplas, os alunos tiveram que fazer pesquisas sobre os monumentos e o país onde fica. A pesquisa para essas informações foi 100% em inglês, sobre a moeda local, a capital desse país, o continente, a localização no mapa e curiosidades. O que torna a aula super interativa e aguça a curiosidade da turma toda”, conta Sarah.
Já 4º e 5º ano, as aulas estão envolvendo um projeto sobre mulheres importantes da história. “Começamos os estudos com a introdução da cientista Marie Currie, onde os estudantes assistiram um vídeo sobre ela, totalmente em inglês, e depois a gente começou a conversar sobre o que eles entenderam e elaboramos um mapa mental sobre todas as informações. Com isso, eu trouxe uma lista de mulheres brasileiras, americanas, de tantos outros países, e sorteei entre duplas que fizeram uma pesquisa com perguntas direcionadas. E é essa troca que vale na aprendizagem, aprender algo novo e curiosidades a partir do inglês”, finaliza a professora.