Profissionais da Educação representam a região Sul no Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Três professores de instituições de ensino superior de Criciúma estão entre os 37 finalistas da edição de 2022 do prêmio, que tem o objetivo de incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que auxiliam no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador no Estado.

Dois deles são da UniSatc. Os professores Diego Piovesan Medeiros e Pâmela Milak estão entre os finalistas. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de junho, às 14h, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.  

Criado por meio da Lei 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação), o prêmio homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI. A Fapesc é a responsável por sua organização.

“É um momento muito importante para o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina”, afirmou a presidente interina da Fapesc, Letícia Maria da Silva. “O prêmio é um reconhecimento aos nossos empreendedores e inovadores e tem a função de estimular ainda mais o desenvolvimento do nosso Estado”.  

Na categoria Professor(a) Inovador(a), há dois representantes da região Sul entre os finalistas: Diego Piovesan Medeiros, doutor em Design e Expressão Gráfica e professor dos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Administração do Centro Universitário Satc (UniSatc) e Pâmela Milak, mestra em Ciência e Engenharia de Materiais e professora dos cursos de Design e da área de Engenharia na UniSatc.

O outro finalista é o doutor em Físico-Química e pesquisador Alexandre Gonçalves Dal Bó, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc. O prêmio dividido em 10 categorias: Agente de Inovação; Pesquisador(a) Inovador(a); Estudante Universitário Inovador; Professor(a) Inovador(a); Jovem Estudante Inovador; ICT Inovadora; Inovação em Produto (categoria incluída em 2022); Inovação em Serviço ou Processo; Inovação de Impacto Socioambiental; e Governo Inovador.

*Texto da jornalista Milena Nandi/assessoria de imprensa da Fapesc.