Com foco em integrar inovação à prática pedagógica, a UniSatc promoveu uma formação para professores da rede estadual sobre o uso dos Laboratórios Maker. O curso foi realizado no Cedup de Tubarão e reuniu cerca de 15 docentes de escolas de ensino médio vinculadas à Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
A atividade foi conduzida pelo professor de Design da UniSatc, Rodrigo Casteller, e pela acadêmica Maria Eduarda Ramos Castro. A proposta surgiu como contrapartida do programa Universidade Gratuita (UG) em parceria com o Governo do Estado e integrou a programação da semana de formação dos professores da rede pública.
“O objetivo foi mostrar como os professores podem utilizar os recursos do Laboratório Maker para além da técnica, aplicando em sala de aula de forma alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explicou Casteller.
Durante a formação, foram apresentados exemplos práticos desenvolvidos pela Satc, com base em sequências didáticas que utilizam equipamentos como impressoras 3D, máquinas de corte a laser e kits de robótica e eletrônica. A proposta foi mostrar possibilidades tanto para o professor produzir material pedagógico quanto para que os próprios alunos pensem e executem projetos.
Os professores que participaram atuam diretamente nos laboratórios das escolas, mas nem todos têm vivência com projetos integrados ao currículo. “Muitos vêm de uma formação tradicional, voltada apenas ao conteúdo. A formação buscou ampliar essa visão, mostrando como a cultura maker pode apoiar a aprendizagem de forma ativa e contextualizada”, destacou o professor.









