Um modelo de negócios em crescimento são os estabelecimentos automatizados, conhecidos como self-service, e que não precisam ter atendentes. A House Stock, inaugurada em maio em Criciúma, vem com a proposta de ser “simples, segura e eficiente”. A ideia proposta veio com empreendedora Mayara Francisco Guedes, que buscava uma nova alternativa de trabalho.
Antes de abrir a loja, Mayara trabalhava em uma multinacional. Com a chegada da pandemia, seus dois filhos precisavam de ajuda com as aulas online, então decidiu sair do trabalho para cuidar da família. Quando pensou em voltar a trabalhar discutiu com o marido novas alternativas. Juntos, estudaram diversas áreas nas quais poderiam trabalhar. Em uma dessas buscas, encontraram a ideia de um mercado 100% automatizado, o qual não precisa ter nenhum atendente, o cliente entra, faz a compra e paga, tudo sozinho.
O objetivo do estabelecimento é estar em todos os lugares. “O que podemos fazer para que a pessoa se sinta em casa? Para se sentir mais segura? Então veio a ideia de House Stock, que significa estoque de casa”, explica Mayara. O estabelecimento fica localizado na rua Álvaro Catão, no bairro Santa Catarina e funciona 24h todos os dias. Também permite a compra via WhatsApp e Ifood.
A loja conta com um amplo mix de produtos, tendo mais de 900 itens. Para conseguir comprar no estabelecimento é necessário baixar o aplicativo desenvolvido para o mercado. Sem isso, não é possível entrar no local. Ao baixar o APP, o cliente cria uma conta e informa os dados pessoais, o programa é sincronizado com a Receita Federal, o que impede possíveis fraudes. De acordo com Mayara, se as informações não forem compatíveis, o cadastro não é realizado.
“Antes de fundar a House Stock, procurei outros mercados automatizados e a questão de trabalhar com outras franquias. Porém para trabalhar com essas franquias, precisava seguir à risca o modelo que seguem. Como sou criativa e não poderia deixar a “minha marca” no projeto, descartei a ideia e comecei do zero”, comenta a fundadora.
APP disponível para Android e iOS
Para fazer as compras é fácil, basta ler o código de barras pelo próprio aplicativo ou no totem dentro da loja. As formas de pagamento são cartão de débito e crédito, PIX e dinheiro pela carteira virtual do APP.
“Para mais segurança, a House Stock, tem duas portas, uma que permite a entrada e depois a porta do mercado”, ressalta a empreendedora. O sistema foi pensado para dar mais segurança ao cliente.