Então é Natal, e a busca pelo presente perfeito reflete também o desejo de surpreender os entes queridos. Neste caso, a procura e pesquisa dos consumidores chega também até os produtos artesanais, que já são grandes opções de presentes para o fim de ano.
Isabella Morais confeita doces há cinco anos e hoje tem seu próprio negócio de vendas e encomendas que começou junto com sua mãe carinhosamente chamada de Val. “A gente ama e aproveita muito essa época de Natal e fim de ano, é ótimo já que muita gente nos procura para encomenda de presentes e até lembrancinhas em maior quantidade. As opções que mais vendemos são chocotones, panetones e bolos”, conta.
Segundo Isabella, o amor pela confeitaria iniciou ainda muito cedo e foi depois de acompanhar sua mãe em um curso para mulheres que a ideia de montar seu próprio negócio surgiu. “Criamos o Douçuras by Isa vendendo brownie e palha italiana. Hoje vendemos várias opções desde bolo de pote, chocotone, e vários outros doces”, comenta Isa.
Mas os doces não são as únicas opções de presentes artesanais, muitos consumidores procuram ideias inovadoras e com grande significado. Como é o caso dos produtos produzidos pela Maria Ester Gonçalves, que pinta em porcelanato há mais de 50 anos e conta que ainda nesta época do ano também aproveita para vender seus trabalhos.
“Sempre vendo bastante no Natal, principalmente, xícaras, porta-joias e peças miúdas. Vem muitos clientes buscando presentes para familiares, algo mais íntimo e personalizado e acabam encontrando aqui, nas pinturas em porcelanas”, ressalta Maria.
Ainda de acordo com a vendedora, os porcelanatos não são os únicos produtos que ela vende. A pintura em telas também tem grande número de clientes e, no Natal este ano, Maria conta que tem sido um dos carros fortes de suas vendas. “Depende muito do gosto das pessoas, então tem gente que prefere a pintura clássica na tela e acaba levando como presente e até mesmo para consumo próprio”, explica.