O livro Macunaíma, de Mário de Andrade, é um título consagrado da Literatura Brasileira e é também ícone do movimento modernista do século XX. O clássico tem grande importância para o estudo literário e por tanto faz parte da lista de obras trabalhadas no Colégio Satc. Para promover ainda mais uma aprendizagem prática, as turmas do 3º ano do Ensino Médio foram desafiadas a participarem do prêmio Macunaíma. Uma gincana com provas que avaliaram desempenhos artísticos e de escrita.

Promover atividades lúdicas e incentivar ainda mais a leitura dos alunos foi o foco da proposta. “A gincana ocorreu em várias etapas. Desde a realização de um jogo de perguntas e respostas onde os próprios alunos montaram as questões, até um Quiz mais interativo utilizando aplicativos. Além disso, os grupos fizeram postagens nas redes sociais, criaram nomes de filmes brasileiros com palavras da língua tupi-guarani presentes no livro”, explica a professora de literatura do Colégio Satc, Kelli Neoti.

Olhar diferente para a literatura foi a chave da dinâmica. “Com a proposta, conseguimos ter uma análise de aplicação bem ampliada da literatura. Porque os alunos precisam entender o que é aquela narrativa para fazer algo atual que condiz com determinado trecho do livro. Então essa é a forma mais significativa de trabalharmos melhor a obra Macunaíma que é um livro da Semana de Arte Moderna de 2022, que esse ano comemora 100 anos”, ressalta a professora.

Divididas em grupos, cada turma recebeu a premiação da equipe que conquistou a 1ª colocação. “Entregamos um troféu com a capa do livro e uma lembrança para os ganhadores como forma de incentivo a eles e também para motivar as outras equipes a trabalharem mais em uma próxima atividade”, conclui Kelli.

A gincana seguirá no calendário de atividades dos próximos anos e foi desenvolvida pelas professoras de literatura, Kelli Neoti e Letícia Benot.