Desde 2020, a plataforma digital TikTok une usuários de todas as faixas etárias para discutir sobre um tema em comum: a leitura. A hashtag que ganhou força na pandemia do Covid-19, ‘booktok’, faz referência à parte do TikTok dedicada aos leitores. Após cinco anos da viralização da hashtag, o tema ainda repercute nos dias atuais, com mais de 63,5 milhões de publicações no aplicativo.
Durante a pandemia, por influência do TikTok, a estudante, Larissa Sparremberger, comprou seu primeiro livro após anos sem ler algo que gostasse. “Comecei a acompanhar muitos criadores de conteúdos, eles faziam vídeos contando uma prévia dos livros que liam e de uma forma bem criativa”, relembra.
Dentre os gêneros existentes no universo literário, Larissa tem interesse maior por aqueles de suspense. “Utilizo muito a hashtag para pesquisar livros e ver opiniões de outros leitores. O que eu mais gosto de ver são as indicações e paródias dos livros que leio”, afirma a leitora.
Acostumada a ler poemas e histórias menos densas, a universitária, Ana Júlia Rocha, também entrou na onda do booktok, na pandemia. “Lembro de virar noites lendo Percy Jackson, Harry Potter e Jogos Vorazes, e de como era empolgante. Ao mesmo tempo que eu queria terminar logo o livro que estava lendo, eu não queria que acabasse”, recorda.
Para Ana Júlia, a leitura era um escape, uma distração do caos em que o mundo estava. “Mesmo fora da pandemia, esse sentimento não mudou pra mim”, pontua.
Ao pesquisar a hashtag booktok no TikTok, o algoritmo apresenta indicações de livros, trechos, audiobook, edits, fancasts e até interpretações de cenas. “Eu gosto mais de acompanhar indicações de novos livros, notícias de continuações ou de novas adaptações” diz Ana.
A influência do TikTok nas papelarias
Ao escolher quais livros vender na papelaria, a empresária, Alice Porto, ficou admirada com o quantidade de títulos que os jovens reconhecem nas prateleiras. “Os mais vendidos até pouco tempo eram os livros da Colleen Hoover, autora renomada do TikTok. Já para o público infantil, Diário de um Banana foi um sucesso”, conta.
A maioria dos livros vendidos na livraria, conforme Alice, são de posts da plataforma digital. “Tive clientes que disseram que a forma mais válida de saber quais são os melhores livros para comprar é através da hashtag ‘booktok‘”, destaca.
Livros famosos no ‘booktok’:
- ‘E assim que acaba’, Colleen Hoover;
- ‘Verity’, Colleen Hoover;
- ‘Amor, teoricamente’, Ali Hazelwood;
- ‘Mentirosos’, E. Lockhart;
- ‘Príncipe cruel’, Holly Black;
- ‘Imperfeitos’, Christina Lauren;
- ‘Jantar secreto’, Raphael Montes;
- ‘Trono de vidro’, Sarah J. Maas;
- ‘Teto para dois’, Beth O’Leary;
- ‘Vermelho, branco e sangue azul’, Casey McQuiston;
- ‘Os sete maridos de Evelyn Hugo’, Taylor Jenkins Reid.
