A competição automobilística da Porsche Cup nesta temporada de 2022 conta com seis etapas de corridas Sprint. Cada uma possui duas disputas com um classificatório. Neste ano, a concorrência pelo título de campeão está acirrada. O piloto Enzo Elias que corre pela empresa catarinense tintas Farben, já possui três títulos com a Porsche e está na disputa para concretizar a sua quarta conquista.
A Porsche Cup é dividida em dois carros, os 991 e o 992. São duas categorias diferentes que correm em momentos distintos. Dentro de cada uma delas possuem três divisões que são definidas por experiências. A Carrera pela qual Enzo Elias corre é a mais profissional das categorias.
“Estamos focados no campeonato. Tem sido uma temporada muito acirrada, mas sabemos que temos um bom ritmo e um bom carro também. Temos tudo para brigarmos por esse título”, relata o piloto.
Nesta competição é utilizado apenas Porsches Carrera que são preparados para as pistas de corridas. Como todos possuem o mesmo carro os pilotos têm uma grande influência em relação ao desenvolvimento do carro.
“Por mais que o engenheiro possui todos os dados da telemetria o sentimento do piloto conta muito. O que sentimos fala mais alto em alguns momentos, porque somos nós que estamos sentados lá. Então temos uma palavra dentro da equipe e normalmente a palavra final”, completa Elias.
Como toda categoria de automobilismo a Porsche Cup é um esporte caro e que exige um nível de alto investimento. Então a busca por patrocínio para quem está começando e também para os pilotos se manterem nesta competição é constante.
“Foi muito difícil no começo. Tive que procurar apoio e patrocínio desde o começo para poder viabilizar. A minha condição sempre foi muito diferente das dos outros meninos da minha idade que corriam comigo. Eu não tinha a mesma condição para treinar e desenvolver como eles. Então eu tentava minimizar os danos de outra forma, maximizando os treinos que eu fazia. Foi uma luta e até hoje continua sendo. Não é fácil conseguir um patrocínio. Mas aos poucos conforme você vai começando a ter resultados melhores e a chamar a atenção, isso fica menos difícil”, destaca o piloto.
Paixão pela velocidade
Enzo conta que tudo começou com uma brincadeira e disso surgiu uma paixão que fez com que ele seguisse na carreira do automobilismo. “Eu e o meu pai acompanhávamos F1 então eu já gostava do esporte. Um dia eu fui brincar em um kart com meus amigos e família e acabei me apaixonando. Quis fazer aulas experimentares de treinos com um kart mais profissional. Comecei a crescer e a participar de outros campeonatos e intensifiquei os meus treinos. Então começou assim com uma brincadeira com a família que despertou uma paixão que já vinha”, enfatiza.
Ao ganhar o seu primeiro título pela categoria, Enzo Elias, se tornou o piloto mais jovem do mundo a ganhar um campeonato da Porsche, com apenas 17 anos.
“Os dois melhores momentos da minha carreira foram a corrida final do meu primeiro título que foi preliminar da F1. Ser campeão me rendeu o título de 2019 e me proporcionou ter feito o Junior Programme mundial em 2021 que foi outro momento que me marcou muito e fez com que muita coisa mudasse pra mim. Foi uma experiência incrível por ter representado o meu país nessa disputa tão renomada no mundo”, ressalta o jovem campeão.
O piloto que acumula seus três títulos pelas categorias, GT3 Cup em 2019, Overall e Endurance em 2021, ainda tem sonhos de correr e ganhar outros campeonatos em categorias diferentes. “Eu tenho o sonho de correr e ganhar um campeonato mundial na Europa. Também quero muito ganhar as 24 de Le Mans e correr o World Endurance Championship. Estes são os meus objetivos pra vida e pra minha carreira. Tem grande caminho ainda mas acho que estamos fazendo um bom trabalho”, finaliza.