Começar desde cedo a planejar um projeto de vida é algo que pode ser benéfico para o futuro de crianças e adolescentes. Visto que, auxilia na construção de novas possibilidades, estabelecimento de objetivos e pensar em quem querem ser quando crescer. Nesse sentido, o Colégio Satc incluiu em seu currículo escolar de 2022 a disciplina de Pilares para a vida, que enfatiza a importância do autoconhecimento.

Durante as aulas, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental tem contato com temáticas ligadas a inteligência socioemocional, autoestima e educação financeira. O foco é uma aprendizagem com propósitos pessoais para cada estudante.

A diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli, enfatiza que a nova abordagem educacional quer preparar os alunos para a vida e desenvolvimento de habilidades pessoais, técnicas e de convívio com os outros. “Nossos jovens estão em uma fase de muitas mudanças, onde estão passando por algumas transições, como de criança para adolescentes. Então esse projeto maior vem com o propósito de auxiliá-los nesse entendimento de todas essas mudanças. Aliamos a temática do empreendedorismo que vem agregar para a formação dos alunos”, explica.

Para o primeiro módulo de ensino, foram abordados o autoconhecimento e inteligência socioemocional. “Durante as aulas focamos na autovalorização, para que os alunos desenvolvam a autoestima, conhecendo o que gostam e o que não gostam. Eles puderam aprimorar habilidades na questão de estarem mais autônomos, falarem um pouco mais sobre si, de relatarem o que querem para suas vidas, sobre os seus projetos de vida. Como também, o planejamento familiar e pessoal daqui uns anos”, destaca a professora de Pilares para a vida, Thalita Colonetti. 

Alinhamento com o futuro

Por mais que estejam ainda no 6º ano, os estudantes já estão conhecendo as profissões, as formas de trabalho e pensando no futuro. 

“Falamos sobre a carreira profissional que ainda está distante, mas que é um norte para as escolhas do futuro. Muito alunos já falam sobre as universidades que querem estudar, o curso que desejam seguir e isso é essencial para chegarem decididos nessa fase”, frisa a professora.

Educação financeira também faz parte da aprendizagem proposta pela disciplina Pilares para a vida, visto que, reflete em toda construção futura dos estudantes. “Estamos no último módulo de aprendizagem de 2022, entrando na temática de finanças e sustentabilidade. Onde os alunos estão voltados para aprender a cuidar das suas questões financeiras, falando com a família também a partir das propostas das atividades”, conta Thalita.

Projeto ‘Anjo Secreto’

Apoiar e dar suporte aos colegas também contribui para o desenvolvimento interpessoal dos jovens, e durante o período escolar essa situação tem ainda mais valor. 

A partir de uma dinâmica com balões, a professora Thalita fez uma analogia com a sensibilidade do material e das pessoas, que posteriormente resultou no projeto do ‘Anjo Secreto’. “O objetivo dessa iniciativa vem para que os alunos cuidem primeiro de si, pois isso é muito importante. Mas que saibam também que podem cuidar do próximo, ter essa atenção com a vida do outro”, enfatiza.

Com o reconhecimento do seu protegido, cada estudante precisa olhar para o colega com carinho, cuidado e ser apoio também. Mas claro, sem revelar sua identidade. “Esse é o momento de olhar para o amigo, e perceber mesmo se ele está triste naquele dia, precisa de uma palavra de conforto ou um incentivo. Por isso, temos a proposta de deixar um recadinho, mimos, de conversar e se aproximar mais do amigo, sendo um protetor”, relara Thalita.

Campanha Setembro Amarelo no Pilares para a vida

A valorização da vida também faz parte das propostas educacionais da disciplina Pilares para a vida. Com a Campanha do Setembro Amarelo os estudantes farão projetos voltados ao tema e irão compartilhar com toda a instituição.

“Cada turma irá fazer um trabalho compartilhando o que aprenderam. Serão cartazes espalhados pela escola falando sobre os cuidados com a vida, teremos o símbolo da campanha construído com palavras positivas. Outros grupos farão panfletos para serem compartilhados e será utilizado o som do colégio para os alunos falarem com todas as turmas sobre a vida”, conclui a professora.