Trabalhar diferentes formas de reflexão sobre o convívio escolar e promover interação com outras turmas dentro do espaço educacional. Esses foram os propósitos da peça teatral ‘Circo da Alegria Infinita’, realizada pelas professoras e auxiliares para as turmas do 3º ano A, 3º ano B e 3º ano C do Colégio Satc. As mais de 80 crianças puderam dançar e cantar em um momento de descontração e também de aprendizado. Isso porque, ao longo do espetáculo as professoras trabalharam as questões de amizade, amor, respeito e o convívio com o outro.

A recepção dos estudantes para o retorno do 2º semestre ocorreu de maneira divertida, com encantamento e levando alegria para a tarde de estudos. “Buscamos sair um pouco da rotina e nos propusemos a fazer um teatro para as crianças sobre o circo, que é um tema que toda criança se encanta. Então foi uma vivência lúdica, uma experiência mágica, com diversão e acolhimento. E as crianças nos vendo caracterizadas, fez com se sentissem parte do espetáculo e então puderam cantar e dançar com a gente”, conta a professora do 3º ano B, Geise Demétrio.

A atividade especial fez também com que os alunos refletissem sobre atitudes e posturas com os colegas. “Após todo o enredo que criamos com os palhaços, mágicos e princesa, abrimos para uma fala mais reflexiva sobre amizade, respeito e importância do amor. Mesmo sendo pequenos, é essencial abordar temas como esse em sala de aula, pois essas discussões promovem o desenvolvimento socioemocional e a construção de relacionamentos saudáveis”, pontua a professora do 3º ano C, Mari Helen Weber Voss.

Promover o entendimento das crianças sobre a convivência harmoniosa com os colegas contribui para um ambiente escolar mais acolhedor e seguro. “Abordamos essas questões na escola, porque muitas crianças não têm esse diálogo em casa. Então a gente explicou no teatro que para conviver em conjunto, é essencial respeitar o outro, ter o olhar pelo amiguinho, tratar com respeito, carinho e acolher. Porque esses são os valores básicos que começam desde pequenos”, destaca a professora do 3º ano A, Juliana Faria.

A recepção dos alunos contou também com a participação dos auxiliares, Otávio Vargas e Rita Silva, que animaram os pequenos nessa volta às aulas.