Mínimo Produto Viável (MVP) e Prototipação foi o tema de mais um evento realizado pelo Programa de Empreendedorismo Criativo (PEC) da Satc. O workshop teve o intuito de orientar os participantes sobre como finalizar o processo de validação de uma ideia e colocá-la no mercado. Participaram do encontro estudantes, colaboradores e membros do Cocreation.
O workshop foi conduzido pelo facilitador e diretor comercial da Proxpect, Gabriel Mello. Segundo ele, o processo de saber lançar um produto no mercado, avaliar se é relevante e identificar se alguém vai querer pagar é importante para fazer o produto crescer de forma mais acelerada.
“Ideias todos têm, mas saber como validar essa ideia para introduzi-la no mercado é o grande desafio. Da mesma forma, as pessoas pensam que é preciso ter o produto mais perfeito possível para colocar no mercado, mas, na verdade, o indicado é já lançar o produto no mercado e ir validado com o cliente ao longo do processo”, destacou.
O PEC visa estimular o empreendedorismo universitário. Conforme a coordenadora do programa, Pâmela Milak, uma das formas é preparando os acadêmicos do Centro Universitário Satc (UniSatc) para o desenvolvimento do Projeto Final de Curso (PFC). “Uma das opções dos alunos dentro do PFC é fazer o Empreendimento de Conclusão de Curso (ECC). E com esses eventos do PEC, eles adquirem conhecimento para aplicar no desenvolvimento do ECC”, explicou.
O PEC fortalece um dos pilares da UniSatc, que é entender os movimentos do mercado. “Nosso foco é a educação empreendedora. Algo que já estamos aplicando e ampliando com o ECC. A proposta é compreender e acompanhar os avanços do mercado, e formar jovens com habilidades e competências proativas”, ressaltou o pró-reitor de ensino e extensão da UniSatc, Jovani Castelan.
As ações do PEC da Satc são realizadas todos os meses. Palestras, workshops e formações são gratuitas e abertas à comunidade. Outras informações estão disponíveis no site do programa.