Com instabilidade no tempo, as chuvas e rajadas de vento devem fazer parte dos dias dos moradores do litoral sul e logo se estender por todo o estado. A intensidade da chuva deve aumentar na madrugada de terça-feira (09) e noite da quarta-feira (10), quando um ciclone extratropical deve se formar sobre o estado de Santa Catarina. Ele provoca assim chuva persistente que pode chegar de 100 a 200 mm.
Ainda na quarta-feira ventos mais fortes podem atingir as regiões litorâneas. “Ventos de até 80 km por hora, que é quando as chuvas vão se afastando da região e o tempo vai se limpando lentamente”, explicou o pesquisador em Agrometeorologia da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego.
Na quinta-feira (11) a chuva deve cessar e o tempo melhora, trazendo de volta a presença do sol. temperaturas baixas retornam a região sul deixando também a sexta-feira (12) mais gelada. No fim de semana o tempo permanece frio. “O fim de semana de Dia dos Pais terá tempo bom e frio em todo o estado”, comenta o climatologista.
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta em decorrência ao risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações. Também foram recomendadas algumas sugestões de como se proteger:
- Evitar o contato com água e não dirigir em locais que estão alagados.
- Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas.
- Redobrar o cuidado com crianças próximas a rios ou ribeirões.
Em relação aos riscos de deslizamento de terra fique atento aos seguintes sinais:
A inclinação de postes ou árvores, qualquer movimento de terra ou rochas perto de sua residência e o aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Em caso de qualquer problema entre em contato com a coordenadoria municipal da defesa civil pelo telefone de emergência 199, ou corpo de bombeiros através do 193.