O Cerco de Jericó, celebração católica de inspiração bíblica, é comemorado pelo segundo ano consecutivo na paróquia São Paulo Apóstolo em Criciúma. O intuito dos sete dias de festividade é aflorar em cada fiel a fé e o avivamento espiritual. O evento reúne cerca de dois mil fiéis por dia, também promove a veda de sonhos, arrecadando fundos para reformas na paróquia.

A cerimônia tem inspiração bíblica, onde após sete dias ocorre a queda das muralhas de Jericó. “O Cerco de Jericó é uma campanha de oração. Onde durante sete dias a comunidade se reúne trazendo um propósito, e durante este período nas missas se colocam a estar buscando alcançar esta graça que pede”, relata o pároco da paróquia, padre Eloir Borges.

Para além da busca pela concretização dos pedidos feitos pelos fiéis, esta semana tem o intuito de reacender a chama da fé. Reaproximando a comunidade da igreja. “As pessoas vêm à igreja, encontram um ambiente propício de oração, as músicas que nos ajudam também a rezar, a celebrar. O intuito, sobretudo de fazer com que haja um avivamento espiritual na vida das pessoas”, afirma o padre.

Dentro da igreja há uma lotação de mil pessoas sentadas, porém nas noites de celebração espaços são abertos para abrigar mais fiéis. “Temos uma lotação máxima de pessoas sentadas, porem existem outros espaços que acabamos oferecendo. Em geral esperamos em torno de dois mil pessoas por dia”, explica o pároco.

Fabricação dos sonhos

Ainda durante estes sete dias de culto, ocorrem as produções e vendas de sonhos na paroquia. “É o nosso segundo ano, em 2023 batemos todas as metas e expectativas. Este ano montamos uma estrutura maior e melhor e conseguimos aumentar o número de vendas”, conta a voluntariada, Dulci Bock.

Ainda segundo Dulci, neste ano foram feitas as televendas durante a semana, para pedidos em maior quantidade. “As vendas acontecem todos os dias, das 07h até por volta das 18h. Realizamos a venda externa na Barraquinha, onde normalmente acontecem as vendas em menor quantidade”, declarou.

O intuito das vendas, é a arrecadação de fundos para reformas na igreja. ”Aproveitamos a ocasião e fazemos as ações de venda para arrecadar fundos para as obras. Estamos construindo o nosso Centro Catequético, precisa urgente de reformas, também temos uma cozinha que está sendo reformada. Então é por isso que a gente está fazendo essas ações ”, afirmou a voluntariada.