O primeiro dia do Palco Satc – Indústria em Movimento no Empreende SC foi marcado por discussões estratégicas e troca de experiências. Apresentações de palestras e painéis reforçaram a importância da conexão entre academia, indústria e ecossistemas de inovação. Idealizado pela Satc, o espaço se consolidou como um dos destaques do maior evento de empreendedorismo do Sul de Santa Catarina.
A abertura da programação contou com o painel “BRDE Talks: oportunidades para expandir”, mediado pelo reitor da Satc, Carlos Ferreira, com a participação de João Paulo Kleinubing, diretor financeiro e ex-presidente do BRDE. O debate trouxe uma análise do cenário econômico e das possibilidades de crescimento para empresas da região.
Em seguida, o painel “Cenários econômicos: riscos ou oportunidades?” reuniu o professor Fernandes, expert em Estratégia e Governança, e Franke Hobold, presidente da Plasson do Brasil. A conversa foi conduzida novamente pelo reitor da Satc.
A programação também contou com apresentações de especialistas de diferentes áreas. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Centro Tecnológico (CT) Satc, Luciano Biléssimo abordou o papel da instituição no impulsionamento de negócios industriais. Já a executiva de RH e CEO da FiqueX, Krystyany Faust, falou sobre o uso da inteligência artificial na indústria com a palestra “Inovação e IA na Indústria: seu negócio está pronto para o futuro?”.
Outro destaque do dia foi o painel “Ponto de fusão: onde indústria e startups se encontram”, que reuniu lideranças de empresas inovadoras. Participaram da conversa os CEOs Rauan Martins (Taris), Rodrigo Grassi (Desvon), Gabriel Mello Sombrio (Proxpect) e Hyan Dias (zeroAI), com mediação de Claiton Pacheco. Os empreendedores compartilharam experiências sobre como a inovação tem transformado o ambiente industrial.
O reitor da Satc, Carlos Ferreira, também participou do palco principal do Empreende SC, com a palestra “Cultura de Inovação Aberta: Como orientar o ecossistema para obtenção de resultados”. A fala destacou a atuação estratégica da Satc na construção de soluções em conjunto com o setor produtivo.
“Inovação aberta é mais do que colaboração — é a inteligência coletiva orientada a propósito. Na Satc, conectamos saberes e desafios reais para que a indústria evolua de forma estratégica, sistêmica e sustentável. Só assim transformamos conhecimento em movimento, e movimento em impacto”, ressaltou.
Programação do Palco Satc segue nesta sexta-feira
A programação do Palco Satc continua nesta sexta-feira (25), com temas voltados à formação profissional, gestão de pessoas e inovação:
- 11h10 – Do primeiro emprego ao sucesso contínuo: formação, mercado e a jornada lifelong learning – Daiane Ferreira Machado (Diamante Energia)
- 11h50 – Como ter conversas difíceis e desenvolver pessoas – Douglas Waltricke (NextFit)
- 12h30 – Gestão de conflitos e comunicação multigeracional nas empresas – Jeciane Golinhaki (Cittadino Games)
- 16h10 – Por que sua empresa precisa do jovem aprendiz – Jaqueline Cascaes Cittadin (Anjo Tintas)
- 16h50 – Como liderar a Indústria 4.0 – Rafael Nunes (WEG)
- 17h30 – Inovação sustentável: gerando valor na indústria – Estefane Teixeira (Teixeira Têxtil).




























