As comemorações do Dia dos Pais do Colégio Satc Turvo movimentaram toda a comunidade escolar na noite da última quarta-feira (09). Isso porque, as homenagens envolveram todas as turmas, do 1º ano do Ensino Fundamental ao Terceirão. O evento destacou a importância dos vínculos, unindo famílias, alunos e escola, a partir de demonstrações de afeto e carinho.
Durante a semana, as homenagens foram criadas para que o momento dos papais fosse especial. “Nossa ação teve como intuito valorizar a figura de quem cuida, ama, quem protege, zela, que dá carinho, tendo em vista que temos trabalhado com nossos alunos essa figura paternal. Que não necessariamente seja o pai biológico, onde pode ser o padrasto, avô ou até mesmo a mãe que desempenha dois papeis. O que buscamos é valorizar essa pessoa”, destaca a coordenadora de ensino do Colégio Satc Turvo, Angela Cechella.
O momento construído com muito carinho foi recebido com emoção pelos pais. “O depoimento, a cartinha especial me deixou muito emocionado com o que meu filho disse, pois no dia a dia a gente acaba não percebendo esses detalhes. Então lendo isso, sobre a nossa importância como pais, já ganhei meu presente”, conta o pai do Álvaro, Ricardo de Souza Nuernberg.
O mesmo sentimento foi compartilhado por Giancarlo Fileti, pai do Davi e da Sara. “Tivemos um momento ímpar, voltei renovado pra casa da noite de homenagens. Cada detalhe foi pensando com muito carinho para nós, as lembranças, cartinhas, e tudo isso, nos faz acreditar que vale demais investir na educação dos nossos filhos. Principalmente, em uma instituição que tanto ensina, protege e educa, e que faz com que eles se tornem pessoas melhores”, enfatiza.
Pais e filhos
A ação buscou destacar a importância dos vínculos com a participação das famílias. “Os alunos responderam um questionário falando como é o seu pai, escreveram uma carta e às colocamos na mesa, para que eles cheguem nas salas e vissem a surpresa juntamente com um vídeo individual”, explica Angela.
Para encerrar as comemorações do Dia dos Pais, uma mesa de café foi montada pelas mães e equipe pedagógica da instituição como forma de agradecimento aos presentes. “Fui convidado para uma homenagem, chegando lá tive uma grande surpresa com vídeo e cartas da minha princesa. Foi um momento muito emocionante e para encerrar tivemos um ótimo coquetel. Agradeço a oportunidade de presenciar esse lindo dia”, frisa o pai da Ana Júlia, Marcelo Zanin.
E para que o momento tivesse ainda mais significado, os pais também retribuíram o gesto aos filhos. “Do mesmo modo em que ganharam a homenagem em forma de palavras, os pais escreveram cartas para os filhos que ao chegarem na escola receberem esse carinho de quem amam”, finaliza a coordenadora de ensino.