O Observatório Social de Criciúma lança, nesta quarta-feira (14), o Programa Observador Mirim. O evento de apresentação será realizado às 19h, no Auditório Diomício Vidal, na ACIC. O programa é gratuito, destinado ao 4º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, e será integralmente custeado pelo Observatório, com recursos provenientes das contribuições dos mantenedores da instituição.
O Observador Mirim tem como foco a educação fiscal e cidadania, conteúdos que complementam a grade curricular do 4º ano do Ensino Fundamental. O programa, originalmente criado pelo Observatório Social de Brusque em 2017, já foi replicado em outros municípios e reconhecido com o Selo Pró-Íntegro 2018 de Prevenção Primária à Corrupção.
Com autorização da Secretaria de Educação de Criciúma, o cronograma do programa está definido e sua aplicação terá início em 27 de maio. As atividades incluem a entrega de cartilhas educativas, além de uma formatura ao final do programa, na qual os alunos receberão um certificado e uma lupa, símbolo do Observatório Social.
“O objetivo desse programa é levar até essas crianças uma educação cívica fiscal e também desenvolver habilidades de cidadania e responsabilidade social. É uma forma de plantar sementes, transmitindo para elas a importância que têm como cidadãos, conscientizando sobre cidadania, corrupção e a organização do estado brasileiro. Queremos que reflitam sobre para onde vai o dinheiro arrecadado com impostos e os gastos públicos”, explica Moacir Dagostin, presidente do OS Criciúma.
A execução do programa ficará sob responsabilidade da Câmara de Educação do Observatório Social de Criciúma. Para a coordenadora do grupo, Maria Aparecida da Silva Mello, o projeto é uma oportunidade de formar cidadãos mais conscientes. “O Programa Observador Mirim reforça a importância da educação como ferramenta para o exercício pleno da cidadania. Nossa expectativa é contribuir significativamente para o desenvolvimento das crianças e, consequentemente, da sociedade como um todo”, afirma.
O Observador Mirim se apresenta como uma nova ferramenta para promover a conscientização cidadã desde cedo, preparando as crianças para o exercício ativo e responsável da cidadania.
Como funciona o programa
O Programa Observador Mirim possui uma carga horária total de cinco horas-aula, divididas em dois encontros. O primeiro encontro tem duração de duas horas-aula e o segundo, de três horas-aula.
Como material de apoio, cada aluno recebe uma cartilha de educação fiscal, que serve como referência para as atividades realizadas ao longo do programa. As atividades são conduzidas de forma lúdica, com a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras que estimulam o aprendizado e a participação ativa das crianças.
Ao final do programa, os alunos recebem um certificado de participação e uma lupa, símbolo do Observatório Social, como forma de reforçar os valores e conhecimentos adquiridos durante o curso.
