A Satc anunciou, na segunda-feira (23), a volta da tradição mais especial para os alunos do curso técnico: a Gintec. A gincana dos cursos técnicos reúne diversas provas disputadas por quatro equipes, cada uma com quatro líderes. São elas: Cemaq, Eletro Elite, Mancha Azul e Papa Grafite.

Cada grupo tem sua cor, hinos e trajetória, dando ainda mais peso ao sentimento que toma os alunos ao fazerem parte de mais um capítulo desta história. De agora, até a data marcada para a vigésima edição, em 20 de novembro, a ansiedade toma conta dos participantes.

Depois de meses de incontáveis reuniões entre as lideranças e a coordenação, a gincana que havia sido cancelada no ano anterior, pôde retornar em grande estilo, com direito a aplausos e muita comemoração das equipes durante o anúncio.

“Nós, líderes, estamos tentando essa causa desde fevereiro de 2024, após sete meses conseguimos um resultado positivo. Não existe prazer melhor do que ver a minha equipe vibrando por algo que lutamos tanto”, conta Heloísa Beloli, líder da Eletro Elite.

A décima nona edição ocorreu no ano de 2022, quando a Eletro Elite conquistou sua terceira estrela. Gabriel Maurilio, de 18 anos, integrante da equipe verde naquele ano, comentou sobre a experiência. “A semana da Gintec é um dos momentos mais esperados do ano, em que o pessoal está extremamente tenso e ansioso para chegar no dia e poder se provar e ajudar a equipe a vencer. Ganhar uma Gintec é algo com valor inestimável, ver que todo o esforço empregado, não só no dia da gincana, mas no ano inteiro até aquela data, valeu a pena”, conta.

Depois de tanta espera, os alunos estão ansiosos e prontos para dar tudo de si até o dia da gincana, aguardando pelas próximas novidades que serão contadas pelos líderes. “O dia da Gintec vai ser o resultado de muitos anos esperando por esse momento, vai ser gratificante ver a minha equipe vestir a camiseta laranja mais uma vez”, comenta Laísa Padilha, líder da Cemaq.

“A minha expectativa para Gintec este ano é que tenha muita festa, que possamos dançar e celebrar com nossa equipe que já é família”, complementa Isadora Pasquali, líder da Mancha Azul.

Falando em espera, para todos que aguardaram esperançosamente o retorno do evento, a contagem regressiva ganha ainda mais importância. Muitos cresceram vendo os mais velhos festejarem e manifestarem aquela energia contagiante por todo o colégio, fazendo com que sonhassem com a sua vez.

“Acho que o anúncio impactou na vida dos estudantes porque desde muito pequenos víamos os mais velhos terem essa experiência, e quando chegou nossa vez por muito tempo pensamos que não teríamos a oportunidade de vivenciar tudo isso. Agora, depois do anúncio, sentimos que iremos realizar esse sonho de tanto tempo” conta Júlia Schulter, líder da Papa Grafite.

A emoção dos preparativos e as palavras dos líderes revelam o quanto essa competição transcende a rivalidade entre as equipes, reforçando laços de amizade e a paixão por um legado que será celebrado no dia 20 de novembro. Assim, a Gintec 2024 promete ser um marco inesquecível, deixando na memória de cada participante a certeza de que todo o esforço, união e espera valeram a pena.

Post realizado pelos alunos: Bianca Bento, Rafaela Fernandes, Miguel Machado, João Ióshua Ramires e Maria Luiza Casagrande, sob supervisão do professor Lucas Jorge, pela 4ª Fase do curso técnico Multimídia.