Uma iniciativa marca há tempos o Dia Internacional da Mulher em Urussanga. O tradicional Café da Anita é realizado todos os anos no dia 8 de março. Durante a manhã, as mulheres da cidade, principalmente as comerciantes, tomam um café e confraternizam na praça Anita Garibaldi, um dos principais pontos de Urussanga. É uma forma de prestigiar o Dia das Mulheres e de fraternizar umas com as outras.

Tudo começou através de uma idealização de Rosa Miotello, quando era vereadora, em 1997. Na época, a parlamentar levava rosas para as mulheres do Legislativo, e para que os vereadores dessem às suas esposas. Além disso, Rosa organizava pequenos cafés para comemorar o dia. Com o passar do tempo, a ideia foi crescendo e mais mulheres começaram a participar. Até que a confraternização passou a ser realizada na praça, nascendo assim o Café da Anita.

Rosa afirma que o Café da Anita traz fortes emoções. “A gente ri, a gente chora, a gente se emociona, por todos os fatos e por tudo o que acontece durante uma manhã. Ver a quantidade de pessoas que se colocam à disposição para nos auxiliar, trazendo mesas e cadeiras, colocando toalhas, colocando vasos, flores, ajeitando os locais”, comentou. “Tantas coisas bonitas acontecendo em uma manhã tão bela, tão iluminada. É uma alegria, é um prazer”, destaca.

Neste dia, o poder público e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também contribuem para o Café da Anita. No dia 8 de março, as lojas da cidade abrem mais tarde para que as mulheres trabalhadoras possam participar do evento. “Isso valoriza as funcionárias, porque, hoje, 70% da CDL daqui são mulheres, então a gente só tem a agradecer”, destacou o presidente da CDL, Leonardo Felippe.

Na visão das participantes

Vilma Ramos Rosetti, de 77 anos, participa do Café da Anita desde a primeira edição realizada na praça. “Graças a Deus é tudo bonito, tantas mulheres, vale a pena vir”, ressalta. A senhora Maria Rodrigues Pinheiro, de 68 anos, lembra que a primeira vez que participou do Café da Anita foi antes de ser na praça, quando era realizado na Rádio Marconi, importante emissora para Urussanga. “A gente é muito feliz porque nesse dia a gente para pra viver o Dia da Mulher aqui”, ressalta. Maria ainda comenta que cada ano vê mais a Rosa como uma ídola, porque é um grande evento e há uma enorme responsabilidade para se estar à frente dele.

Café da Anita de 2023

Neste ano, além do café, que continua sendo organizado pela Rosa, uma novidade marcou o encontro. Isso porque o Memorial da Anita foi inaugurado em Urussanga. O rosto de Anita Garibaldi em mosaico agora marca ainda mais a praça, sendo visto por todos que passam por ela. A arte foi confeccionada pelas mosaicistas Manas Bonetti, em um projeto que recebeu apoio do Circolo Friulano de Santa Catarina.

De baixo do poema da urussanguense Rita Padoin estava a obra de arte que marcará ainda mais a praça que leva o nome de Anita. Produzido pelas artistas urussanguenses Marielle e Michelle Bonetti, o rosto de Anita em mosaico é inspirado em uma obra do pintor italiano Gaetano Gallino.

“Essa obra sempre foi um sonho nosso, um sonho coletivo, sendo naturais de Urussanga”, falou Marielle. “Escolhemos a figura de Anita, simbolicamente, para honrar essa mulher que dá nome à essa praça e nunca foi devidamente homenageada. É para honrar todas as mulheres que passaram por essa terra, estamos em uma terra de mulheres fortes, nós temos uma ancestralidade feminina forte”, completou.

Além da inauguração da arte musiva, Rosa Miotello foi a responsável por levar uma importante participação na edição deste ano. Três integrantes do grupo Guardiãs da Anita, de Laguna, participaram do café. O grupo se dedica a preservar a história e a memória de Anita Garibaldi, a heroína de dois mundos. O mosaico ainda será instalado na praça, próximo ao chafariz e ao relógio.

Fraternidade

Seguindo o tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano é “Dai vós mesmos de comer”, o evento arrecadou alimentos, que serão doados às famílias que passam por necessidades em Urussanga. A organizadora Rosa que teve a iniciativa, em conversa com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Diversos quilos de alimento foram doados pelas mulheres participantes.

Rosa agradeceu a todas as participantes do Café da Anita e, principalmente, dos parceiros que colaboraram com a ação. A rede de Supermercados São Pedro, lanchonete Papos e Tragos, ONG Amigas do Peito, Turma do Domingo, floricultura Marisa Flores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Urussanga e Rádio Marconi estiveram apoiando o Café da Anita de 2023.

*Texto Karine Mateus Possamai Della, acadêmica de Jornalismo UniSatc.