Disseminar e fomentar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) é um dos propósitos do Comitê Local de Criciúma do Movimento Nacional ODS SC, que inicia no mês de março com uma nova coordenação para a gestão 2023/2025.
A coordenação geral do Comitê Criciúma estará a cargo de Fernando Barbosa dos Santos. Representantes da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Indústria Carbonífera Rio Deserto, Unesc, Satc, bem como pessoas físicas engajadas ao Movimento, também compõem a nova gestão do Comitê Local.
“Temos a expectativa da década da ação, estipulada pela ONU, para implementação e territorialização da Agenda 2030. Um dos nossos focos será, com certeza, a aproximação da Agenda com a sociedade, com todos os seus atores, atores econômicos, associações de classe, organizações da sociedade civil, Poder Público, pessoas físicas, e a todos os cidadãos que querem construir um caminho mais viável, sustentável e mais justo e equilibrado para a sociedade”, relata o coordenador.
“Também faremos eventos, com imersões sobre o ESG, ODS, oficinas, palestras, uma série de movimentos dentro do Comitê, fortalecendo nossos signatários e potencializando suas ações para que possam também ser parte desta referência na região. E como é a década da ação, é cada vez mais olhar para a frente e projetar o Comitê até o ano de 2030, quando encerra a década da ação e será revista a Agenda”, conclui Fernando Barbosa dos Santos.
Selo ODS
No próximo dia 5 de abril, os signatários do Comitê Local Criciúma do Movimento Nacional ODS SC receberão o Selo ODS 2023. A renovação do selo comprova que os signatários estão cumprindo os compromissos de adesão ao Movimento.
Atualmente, em Santa Catarina existem mais de 1,4 mil signatários do Movimento ODS, distribuídos em 102 municípios e articulados em 14 comitês. O Comitê ODS Criciúma é composto por 83 signatários.
Coordenação da gestão 2023/2025
Coordenação Geral: Fernando Barbosa dos Santos (Pessoa Física)
Coordenação Geral Adjunta: Regina Freitas Fernandes (SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de SC)
Coordenação de Mobilização: Abel Corrêa de Souza (Unesc)
Coordenação de Mobilização Adjunta: Sarita Assis Pacheco (Pessoa Física)
Coordenação de Comunicação: Deize Liliane Felisberto (ACIC – Associação Empresarial de Criciúma)
Coordenação de Comunicação Adjunta: Vanessa Nórdio (Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda.)
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social, sem fins econômicos, constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico.
A finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos catarinenses, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Visa também cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas).
Os interessados em aderir ao movimento podem procurar o Comitê Local por meio do e-mail criciuma@sc.movimentoods.org.br.
*Texto: Coordenação de Comunicação: Deize Liliane Felisberto.