A geração Z, nome dado ao grupo de pessoas nascidas entre meados dos anos 1995 e 2010, resgatou a essência dos anos 2000 para decidir as novas peças do guarda roupa. A presença de cores vibrantes, acessórios grandes e um vestuário único, impulsionaram a geração Z a trazer de volta a moda Year 2000 (Y2K) ou anos 2000. 

Para a designer de moda, Mariana Duarte, a volta da estética Y2K é associada à sensação de pertencimento dos mais novos. “A moda anos 2000 atingiu, principalmente, a geração Z. Vemos fotos dos nossos pais usando aquele tipo de roupa e começamos a sentir uma certa familiaridade, querendo usar também. Acredito que muitos desses jovens foram no guarda roupa dos pais, até dos avós, com a esperança de encontrar algumas peças”, comenta.

Conforme a designer, a moda é cíclica, as tendências acabam e sempre voltam de uma forma mais repaginada. “Na época da minha mãe, as famosas calças de cintura baixa eram calças retas ou flare. Hoje, já voltaram repaginadas, como as calças bag e cargo. Aqueles chinelos gigantescos, de plataforma, voltaram um pouquinho mais bonitinhos e com solados de borracha. Até no próprio sapato Mocassim, para as pessoas que gostam mais de seriedade usam um Mocassim tratorado. Antes eram aqueles óculos bem pequenininhos com lente colorida, hoje já são maiores”, detalha a estilista.

Vestuário chamativo e acessórios maximalistas

Ousados e expressivos, os looks eram marcados por elementos coloridos, sobreposições e adereços brilhantes e diferentes, abrindo caminho para os jovens serem criativos e originais. Alguns itens viralizados do momento, segundo Mariana, são vistos frequentemente pelas pessoas compondo o visual dos jovens. 

“Calças de cintura baixa, amadas por uns, odiadas por vários. Mini saia, baby look, também chamada de baby tea, lenço, bandana, aqueles óculos pequenininhos coloridos, botas, especialmente as compridas. Boleros e sapatilhas também voltaram, mas com menos força que os citados anteriormente. Os maxi acessórios, como os colares gigantescos, brincos, pulseiras e as bolsas baguete eram ”, cita.

Dentre as cores presentes naquela época, o neon se destacava muito no vestuário da população, e, atualmente, nas it girls do momento. “Os tons em neon, laranja, verde, amarelo e azul usados naquele tempo, estão conquistando seu espaço nos dias de hoje entre os famosos. Os anos 2000 foram muito coloridos. Eu nasci em 1999, então tenho fotos usando meias de listras coloridas, fotos da minha irmã usando saia jeans com blusa curta pink e tênis esportivos”, relembra Mariana.

Os brechós, segundo a estilista, influenciaram diretamente na volta da estética Y2K. “As pessoas que viveram os anos 2000 já estão lá com seus 30, 40 anos e o estilo vai mudando. Então, se a forma de se vestir das pessoas muda com o tempo, elas acabam doando ou vendendo seus pertences muitas vezes para os brechós, chegando nas mãos da geração fã daquela era e por um preço muito mais em conta”, destaca.

Estética Y2K pela visão da geração Z

A estudante de 17 anos, Isabela Maggi, é adepta da moda característica dos anos 2000 e acredita que esse estilo chama tanta atenção pela notória evolução da moda e como as coisas voltam a ser tendência em um piscar de olhos. “As cores e os brilhos me encantam”, pontua.

Para a estudante, existem peças que remetem mais à moda Y2K do que outras. “As roupas que mais lembram os anos 2000 são as saias, os jeans, as calças de cintura baixa e as regatas curtas. Eu uso muito os jeans, as regatas e as blusinhas curtas”, descreve. 

Além de carregar boas lembranças, a moda também proporciona afeto e familiaridade. “Sinto um sentimento de nostalgia de algo que nem vivi, de pensar como o mundo era naquele tempo. Mesmo que pouco tempo atrás, é possível ver muitas mudanças não só nas roupas, mas no estilo de vida”, finaliza Isabela.