No dia 8 de março, relembramos e celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data marcada por lutas, perdas e conquistas ao longo da história. Por muito tempo, as mulheres foram limitadas a realizar apenas os afazeres domésticos, mas com o passar do tempo, elas sentiram a necessidade de ocupar espaços que antes eram exclusivos aos homens, gerando questionamentos sobre qual é o papel que a mulher pode desempenhar na sociedade.

Atualmente, podemos ver mulheres ocupando cargos de grande importância em nossa sociedade, graças aos movimentos do passado em que mulheres se posicionaram e inspiraram outras a buscarem espaços que são direito de cada uma.

Para refletirmos sobre a importância dessa data, entrevistamos algumas mulheres que, com suas habilidades e experiências, contribuíram e contribuem para que nossa instituição cumpra sua missão de transformar sonhos em realidade por meio do conhecimento. Cada colaboradora aqui presente traz consigo vivências e saberes em suas áreas de trabalho e, por meio deles, são agentes de multiplicação. Vamos conhecê-las:

Ana Paula Cunha Pereira Teodoro, mais conhecida como “Paulinha”, atua no setor financeiro que faz parte do NIA – Núcleo Integrado de Atendimento. Ela iniciou sua colaboração com a instituição em 2003 por meio de um estágio no setor contábil e hoje atua como colaboradora na função de Analista Contábil. Vamos conferir o relato dela sobre o que a Satc representa:

É a minha 2ª casa, tenho um carinho enorme por fazer parte dessa grande família. Sempre fui muito bem acolhida, sempre me trataram super bem, me acolheram de braços abertos. Mesmo iniciando como estagiária (sendo meu 1ª emprego) sem experiência na área, me deram a oportunidade de crescer e aprender. Tudo o que eu sei e sou hoje foi a Satc que me proporcionou, tive a sorte de ter pessoas (uma equipe nota mil) ao meu redor e isso fez e faz toda a diferença.

Vânia Medeiros Ribeiro, atua na Biblioteca Central da Instituição como coordenadora, ela colabora com a instituição há 8 anos e meio. Começou realizando os processos de cadastro de material bibliográfico e atendimento ao público. Em seguida, assumiu a coordenação das bibliotecas da instituição (Biblioteca Sebastião Netto – Campos; CEDRIC – Centro de documentação do Carvão; Biblioteca de Turvo e, recentemente, a Biblioteca Setorial do Centro Tecnológico) exercendo a gestão e atendimento aos coordenadores e ao público, quando necessário. Vamos conferir o relato dela sobre a Satc: 

A Satc é uma instituição com atividades muito diversas, isso permite que mesmo na gestão das bibliotecas eu possa ter contato com diferentes pessoas e atividades. Diariamente, me sinto motivada, todos os dias quando venho trabalhar sei que a Satc vai contribuir para o meu crescimento profissional e pessoal. 
Trabalhe com o que você ama, e faça a cada dia o seu melhor. Isso contribui para um ambiente de trabalho cordial e feliz. A vida é muito chata sem felicidade, seja feliz e contribua com a felicidade dos outros.

Dilvana Redivo Freitas, atua na Biblioteca Central – Sebastião Netto, começou a colaborar com a instituição em 2005, no setor de Serviços Gerais, em seguida, surgiu a oportunidade de se candidatar no processo seletivo, após ser aprovada na seleção iniciou uma graduação em biblioteconomia. E por fim, graduou-se na Universidade de Caxias do Sul – UCS. Hoje, atua na biblioteca realizando os processos de cadastramento de materiais bibliográficos. Confira o que Dilvana disse sobre a Satc:


Tenho muito orgulho em fazer parte dessa instituição. É muito satisfatório perceber o quanto a Satc transformou a vida de muitas pessoas por meio da educação e o quanto ela ainda está se transformando. Sou extremamente grata por fazer parte desta equipe de colaboradores, hoje posso dizer que sou realizada tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Feliz dia da mulher para nós, mulheres guerreiras, símbolo de força, garra e determinação. Gosto muito de uma frase escrita pela autora neozelandesa Katherine Mansfield: “Eu quero ser tudo que sou capaz de me tornar”

Thaiane K. da Rocha Pimentel, atua no setor de Assistência Social, mas conhecido como “setor de bolsas”, que faz parte do Núcleo Integrado de Atendimento. Ela iniciou sua colaboração no ano de 2019 por meio do estágio, e não demorou muito, em 2020 tornou-se parte do quadro de funcionários da Instituição. Vamos conferir seu olhar em relação a Satc: 

 

A Satc representa oportunidades, tanto para mim quanto para o meu núcleo familiar, pois tenho o meu filho estudando e familiares aqui, acredito que a Satc possibilita crescimento para todos à minha volta. Uma mensagem para as mulheres: que elas se olhem, e se amem do jeito que são e não se comparem com outras mulheres, pois a comparação acaba destruindo o que a gente é, então, mulheres não se comparem!

Franciele Alves, atua como professora no Colégio Satc, na disciplina de Tecnologias Aplicadas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Escola de talentos e no Colégio de Turvo.  Porém, iniciou na instituição em 2016, durante a sua graduação em Pedagogia, na recepção do Ensino Fundamental, começou a ter contato com as turmas e a rotina das atividades de robótica, auxiliando a coordenadora em algumas atividades, nesses momentos sentia que amava estar em sala de aula e tinha uma afinidade para a disciplina de Tecnologia Aplicadas. Por esse motivo, decidiu realizar sua segunda graduação em Informática Educacional. Em seguida, em 2018, começou atuar em sala de aula como professora da disciplina de Tecnologias Aplicadas. Confira o que a Satc representa para ela:

A Satc representa um sonho de estar trabalhando em uma instituição tão completa, sendo que, minha educação foi toda em escola pública, e poder estar dentro da instituição privada como profissional exercendo uma atividade que é tão importante para o desenvolvimento humano que é a docência. A minha mensagem para mulheres é que: Que todo sonho é possível, e se parar no meio do caminho, a gente pode voltar e recomeçar. Compreendo que temos atividades extras, entretanto, somos capazes e podemos fazer

Podemos observar mulheres que tiveram um crescimento e que inspiram outras em seu dia a dia de trabalho. Para complementar esse time de mulheres, idealizamos uma série de quatro vídeos com algumas mulheres da instituição e questionamos: Qual é a mulher que te inspira?

Um ótimo jeito de finalizar este artigo é dando voz e ouvindo essas mulheres. Queremos que você encontre nelas aquela que te inspira, ou se você for uma mulher, saiba que você é uma inspiração para aqueles que estão à sua volta. Ah! Temos um encontro marcado todas as quartas-feiras no nosso canal do YouTube e em nossas redes sociais neste mês para saber quais são as inspirações dessas grandes mulheres.

Nos acompanhe nas redes sociais da instituição @satceducacao, @unisatc e @centrotecnologicosatc.