O conhecimento sobre as variáveis climáticas é de grande relevância para os mais variados fins, como o planejamento agrícola, planejamento urbano, preservação ambiental, entre outros.
As condições naturais de ocorrência de determinadas espécies da fauna e da flora de uma região, está ligada ao tipo de clima e de solo, contribuindo diretamente nos limites físicos dos biomas.
Além disso, as variáveis ambientais podem alterar as condições de volume e qualidade de rios, nascentes e córregos.
Influência nos recursos hídricos
Entre as principais condicionantes que influenciam nos recursos hídricos, destacam-se a precipitação pluviométrica e a evapotranspiração.
A primeira se refere a deposição de água proveniente da atmosfera, podendo ser vista na forma de chuva, granizo, neblina, chuvisco, orvalho, entre outros.
Enquanto, a evapotranspiração é caracterizada como a transferência de água de uma superfície para a atmosfera, por meio, de processo de evaporação e transpiração. (World Meteorological Organization, 1984).
A relação entre estas duas variáveis é uma forma de avaliar a disponibilidade de água de um local, apresentando o saldo entre a precipitação pluviométrica e a evapotranspiração. A fim de, conhecer as condições de balanço hídrico climatológico regional.
Desta forma, o balanço hídrico climatológico determina o regime hídrico de uma região, permitindo avaliar a quantidade de água no solo disponível às plantas. Além, de indicar períodos muito secos ou úmidos dentro de um espaço de tempo (Thornthwaite e Mather, 1955).
Balanço hídrico climatológico regional
A região sul de Santa Catarina, por exemplo, apresenta um balanço hídrico climatológico médio positivo durante o ano. Visto que, a linha de precipitação pluvial se mantém sempre acima da linha de evapotranspiração (Figura 1).
Ou seja, a ocorrência de chuvas é maior do que a perda de água do solo. Assim, a região é caracterizada como “sem estação seca definida”.
Figura 1 – Balanço Hídrico climatológico para o sul de Santa Catarina.
Em monitoramentos hídricos, a ocorrência de excessos hídricos pode ocasionar a alteração dos aspectos qualitativos da água. Podendo promover uma diluição na concentração de poluentes, redução da condutividade elétrica, da carga de acidez, dentre outros parâmetros, melhorando, temporariamente, a sua qualidade.
Já, a ocorrência de eventos secos, pode reduzir o fluxo de águas, aumentando a concentração de poluentes e reduzindo a sua qualidade.
Trabalho realizado pelo CT Satc
O Centro Tecnológico SATC conta com uma estação meteorológica que monitora e registra as principais variáveis climáticas, como temperatura, precipitação, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica e umidade relativa do ar.
Esta estação é referência por sua precisão de dados, auxiliando, assim, em setores econômicos da região como na agricultura, em projetos ambientais e na prevenção de perdas devido à previsão antecipada de eventos climáticos extremos.
A estrutura fica em uma posição estratégica, captando dados por sensores de alta qualidade, e gera informações sobre o clima gratuitamente no site da Satc para toda a comunidade.
Além disso, nossos especialistas realizam ações para o monitoramento ambiental, e contam com laboratórios de ponta para a análise de águas e efluentes.
Conheça mais sobre nossos serviços e tire suas dúvidas pelo nosso site – https://lnkd.in/dX9dqzy
Entre em contato também pelos nossos canais de comunicação:
Whatsapp: (48) 99159-6799
Telefone: (48) 3431-7612 ou 3431-7613