Com as temperaturas aumentando e o sol sendo protagonista nos dias de verão, surgem questionamentos de como adequar o guarda-roupa à estação mais quente do ano. O conforto e a leveza são essenciais para aproveitar a temporada na moda, com estilo e mantendo o corpo fresco, segundo especialista.
Cores que remetem ao calor, ao sol, ao céu e ao mar costumam ser bastante utilizadas durante essa época do ano. Conforme a estilista, Daiane Costa, os tons de amarelo, azul, verde, rosa e laranja farão sucesso nesta temporada. “O laranja simboliza entusiasmo, alegria, atração e criatividade. Além disso, as variações dessa cor transmitem a energia do verão europeu”, destaca.
Apesar de gostar de tonalidades pastéis, são os tons de marrom e bege que ganham o coração da estudante e adepta ao universo fashion, Chaiane Corrente. “Amo peças de linho nessas cores. Outra que estará bem em alta neste verão é a ‘cor do ano’ de 2026 denominada pela empresa Pantone, uma espécie de branco gelo”, descreve.
Acessórios oversized tomam espaço nas vitrines
Para os que curtem acessórios e desejam estar atualizados no mundo da moda, a especialista sugere itens maximalistas e feitos com matérias-primas naturais. As principais tendências incluem jóias e bijuterias, principalmente aquelas que simbolizam o mar. “Brincos, colares e pulseiras oversized inspirados nos anos 1980 continuarão em alta, com designs modernos e volumosos”, pontua.
Seguindo a onda dos brincos, anéis e das pulseiras maximalistas, Chaiane curte brincar com pedras grandes e elegantes. “Me sinto muito feminina usando bandanas e boinas também, principalmente no estilo marinheiro”, ressalta a estudante.
A sobreposição de colares de diferentes comprimentos, texturas e estilos segue sendo o queridinho das vitrines. Segundo Daiane, o segredo é misturar correntes grossas com algumas mais leves, brincando com tons diferentes como o níquel e o ouro.
Conforto como prioridade
Quando chega o verão, é válido priorizar o conforto no dia a dia. Para isso, apostar em peças fluidas e com tecidos como linho e algodão são ótimas opções. “Detalhes com recortes, drapeados, babados e tecidos com transparências e texturas, como o crochê, adicionam movimento e estilo”, exemplifica a estilista.
Modelagens folgadas e confortáveis serão destaque nas lojas, de acordo com a especialista. Peças assimétricas também estarão presentes nos guarda-roupas, geralmente por meio de saias, calças com cortes irregulares, tops de um ombro só e designs menos convencionais. “Uma aposta sempre certeira são os conjuntos de linho. Por exemplo, camisas combinadas de calças amplas ou bermudas geram uma produção fresca e elegante”, explica Daiane.
As sandálias com tiras finas, rasteirinhas minimalistas, papetes e sapatilhas em cores claras e materiais naturais como palha e ráfia são boas apostas para o verão, conforme Daiane. “É um estilo que nem sempre é a escolha da maioria, mas de quem valoriza o simples com atitude”, completa.
Tecidos suaves serão destaque
As características principais dos tecidos para o fim deste ano e início do ano que vem combinam leveza e naturalidade. Com o discurso de moda sustentável cada vez mais valorizado, conforme a especialista, panos feitos com fibras naturais como linho orgânico e tencel vão chamar a atenção.
“Tecidos leves e respiráveis prometem frescor e estilo. Ao misturar texturas com transparência e tecidos estruturados, o visual fica mais rico. Para festas, tecidos acetinados e brilhosos ganham força, além de tecidos tecnológicos, como os metalizados”, afirma a estilista.

19.9ºC