Com a chegada oficial do inverno no dia 21 de junho, as dúvidas sobre como se proteger do frio se intensificam ainda mais. Com as baixas temperaturas, vestir peças adequadas é essencial, mas questões como os tecidos ideais, a moda e a quantidade de camadas necessárias para enfrentar a estação mais gelada do ano, vêm à tona.

Para a designer de moda, Mariana Hoepers, a dica é combinar tecidos tecnológicos e naturais em um mesmo look. “Para se manter aquecido no inverno sem precisar de muitas camadas, usar uma base térmica tecnológica por baixo e camadas externas de lã ou algodão para conforto e respirabilidade é o ideal. Assim, você aproveita o isolamento térmico dos tecidos tecnológicos e une com a sensação aconchegante dos tecidos naturais”, afirma. 

Apesar das peças mais procuradas variarem conforme as tendências, a designer ressalta que algumas peças-chave estão sempre na moda. “Jaquetas de couro, tricôs oversized, casacos acolchoados e peças em jeans e alfaiataria são algumas delas. Quanto às estampas, opções como xadrez, poá, estampas abstratas e florais em fundo escuro são bastante procuradas nesta estação”, explica.

Mariana ainda destaca que tecidos com um toque diferenciado estarão em evidência neste ano. “Por conta das inúmeras crises globais que estamos vivendo atualmente, o inverno 2023 vem trazendo o conforto em primeiro lugar. Muita alfaiataria e peças utilitárias, com a calça cargo sendo a principal aposta. Ela aparece em vários tecidos, do jeans aos mais leves e sofisticados. Os blazers oversized trazem uma proposta mais relaxada e, além disso, materiais como veludo, pelo e couro (ambos sintéticos) também são apostas”, completa.

Moda: A dúvida entre o clássico e o moderno

Segundo a designer, as roupas clássicas ganham mais destaque nesta estação, porém, há diversas maneiras de modernizar estas peças. “Acrescentar um moletom com capuz por baixo de um trench coat é uma combinação que traz um toque de casualidade e descontração ao visual. É uma forma de criar um contraste diferente e dar um toque pessoal ao seu estilo”, ressalta.

Além disso, uma estratégia interessante é buscar um equilíbrio visual trabalhando as proporções. “Se você optar por uma peça ampla na parte de cima do look, como um tricô oversized, combine com uma peça justa na parte de baixo, como uma calça skinny. Se escolher um body mais ajustado, pode combinar com uma calça wide leg”, evidencia Mariana. 

O uso de acessórios também pode fazer toda a diferença e agregar personalidade. “Echarpes, cintos, bolsas ou luvas são ótimas opções para complementar o visual. Uma paleta de cores com tons terrosos são uma escolha sempre interessante para o inverno, mas se você gosta de ousar, tons vibrantes também podem ser explorados”, frisa a designer.

A ideia é não ter medo de experimentar, afinal, a moda é uma forma de manifestação artística.