Os mineiros e profissionais do Setor Carbonífero, fundamentais para o progresso do Sul catarinense, foram celebrados com uma missa especial na Basílica Santuário Sagrado  Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. A Solene Celebração Eucarística, realizada na noite desta sexta-feira (25), atraiu centenas de participantes e integrou as atividades da 8ª Festa da Misericórdia. 

“Nos reunimos neste lugar sagrado para celebrar a tradicional Missa dos Mineiros – uma celebração que carrega em si a força do nosso trabalho, a fé do nosso povo e a esperança. Gratidão a Deus, que nos guia e nos protege em nossas jornadas. Gratidão a todos os homens e mulheres que constroem, dia a dia, essa história de trabalho, de luta e de superação”, destacou a presidente do Siecesc-Carvão+, Astrid Barato.

 Um dos pontos altos da celebração foi a entrada dos mineiros com as luzes apagadas, as lanternas dos capacetes ligadas e levando a imagem de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros. Após foi realizada a benção a todos os profissionais das carboníferas do Sul catarinense. O Coral Infantojuvenil Anjos Mineiros, fundado pela Carbonífera Catarinense, cantou durante a celebração. A missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Onécimo Alberton e concelebrada pelo reitor da Basílica, Pe. Antonio Vander. A liturgia ficou a cargo de Rafael Tibincoski Casagrande.   

 “A mineração é mais do que uma atividade econômica – é parte da nossa identidade, da nossa cultura e da nossa missão. E hoje, nesta celebração, entregamos ao Coração de Jesus o nosso trabalho, nossas famílias e nossos sonhos, pedindo saúde, segurança e prosperidade para todos. Que Deus fortaleça união do setor, renove nossa fé e nos inspire a seguir com coragem”, ressaltou Astrid.  

 Participaram da Missa os representantes das Carboníferas Belluno, Catarinense, Gabriella, Metropolitana, Rio Deserto, bem como alunos e profissionais da SATC.  A missa contou com a participação de prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais.   O Setor Carbonífero é responsável por gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos e possui uma movimentação econômica de mais de R$5 bilhões ano. Através do projeto “Carvão Amigo”, o setor auxilia 12 entidades filantrópicas da região carbonífera. No Esporte é patrocinador Master do Projeto Tigrinhos do Criciúma Esporte Clube e apoiador do Regional da Larm. Na educação, apoia o Proerd da Polícia Militar, o projeto Protetores Ambientais da Polícia Militar Ambiental de Maracajá, o Pelotão Esperança do 28ºGAC de Criciúma e o Projeto Golfinhos do Corpo de Bombeiros Militar. Além de ser fundador e mantenedor da SATC.