A mineração como vetor de desenvolvimento sustentável foi o tema central do Grande Expediente realizado no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Conduzido pelo deputado estadual Paparico Bacchi, presidente da Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico da Região da Campanha, o encontro destacou as riquezas minerais do estado e seu potencial para transformar a qualidade de vida, gerar emprego, renda e fomentar a inovação.

Durante o evento, o engenheiro de Minas, presidente da Associação Brasileira de Carbono Sustentável (ABCS) e diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, foi homenageado com a Medalha da 56ª Legislatura, em reconhecimento pelo trabalho em prol do desenvolvimento sustentável e da transição energética justa no setor carbonífero. Zancan agradeceu a condecoração e ressaltou a importância da mineração para o desenvolvimento do estado.

“A medalha que recebi é muito importante porque representa um reconhecimento ao trabalho pela mineração de carvão e pela sustentabilidade. É fundamental que a sociedade gaúcha entenda que minerar é crucial para a reconstrução do Rio Grande do Sul, uma indústria relevante que precisa ser conhecida e apoiada. Essa homenagem do deputado Paparico Bacchi tem o significado de trazer ao parlamento gaúcho a discussão sobre alavancar a mineração no estado e olhar para todos os bens minerais, especialmente o carvão mineral”, declarou Zancan.

Valorização do patrimônio mineral

Em sua fala, o deputado Paparico Bacchi destacou o papel da mineração na economia gaúcha, ressaltando o potencial das riquezas minerais do estado para impulsionar o desenvolvimento econômico e social.

“O nosso estado possui uma rica diversidade mineral que contribui diretamente para a vida de milhares de gaúchos. Nossas terras escondem riquezas que vão muito além do que os olhos podem ver. Enquanto caminhamos sobre esse solo, pisamos sobre um potencial que pode gerar desenvolvimento para esta e para as próximas gerações”, afirmou o parlamentar.

A sessão contou ainda com a participação de deputados como Adriana Lara, Halley Lino, Luciano Silveira e Professor Bonatto, que parabenizaram a iniciativa de Paparico Bacchi e reforçaram a relevância do tema para o desenvolvimento do estado.

Reconhecimento e trajetória

Com 44 anos de dedicação ao setor, Fernando Luiz Zancan é uma referência na área de mineração sustentável. À frente de entidades como a Satc e ABCS, trabalha para mostrar que é possível aliar desenvolvimento econômico à responsabilidade socioambiental. Zancan também representa o Brasil na Associação Mundial do Carvão.

“A homenagem é um marco não apenas para mim, mas para toda a mineração do Rio Grande do Sul. Tenho certeza de que ações como essa contribuem para alavancar o setor e o estado”, afirmou.

A mesa oficial do evento foi composta pelo deputado Paparico Bacchi, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, o secretário estadual de Agricultura, Edivilson Brum, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Ademir Baretta, o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Carvão, Genoir José dos Santos, o presidente do Sindicato dos Mineiros da Região Carbonífera, Adão Carlos Oliveira Flores da Cunha, o reitor da Satc, Carlos Antonio Ferreira, e Marli Zancan, irmã do homenageado.

O evento reuniu ainda deputados, autoridades do setor mineral, vereadores, representantes sindicais e público em geral, marcando mais um passo no fortalecimento do debate sobre o futuro da mineração no estado.