Alegria, curiosidade e encantamento, esses foram os sentimentos relatados pelas 29 crianças do Colégio Tekoa Marangatu, que tiveram a primeira experiência em uma mina de carvão. Os pequenos vieram de uma comunidade Guarani localizada na Cachoeira dos Inácios no município de Imaruí. A ida a Mina de Visitação Octávio Fontana foi realizada com a supervisão de professores e outros responsáveis. 

Além dos 29 alunos, que estão entre o primeiro e sexto ano do Ensino Fundamental, o grupo de visitantes foi formado por: seis professoras, três professores bilingues e um dos caciques da tribo. O local de visitação foi um dos pontos da região colocados com principais no roteiro do passeio. 

A caminhada foi antecedida por uma breve explicação sobre a história do espaço de 15 mil metros quadrados, localizado no bairro Naspolini, que abrigava a antiga Mina São Simão, ativa até 1994. “Eles estão fazendo várias visitas em lugares diferentes, a mina foi um deles. As crianças ficaram bem animadas, tiveram uma experiência única”, relata a mestra em Direitos Humanos e Meio Ambiente, Sarita Assis Pacheco. 

O projeto por trás da visita

A Mina de Visitação foi um dos diversos pontos visitados pela tribo. Esta mobilização ocorreu por via de um projeto do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Criciúma, da parte de GT do meio ambiente. Eles criaram um projeto entre duas comunidades, a Guarani e Jurua. A Guarani, que fez a visita, é mais voltada para os povos indígenas. Já a Jurua é, de maneira geral, formada por pessoas brancas, ou não indígenas. “Os dois criaram projetos voltados a sustentabilidade, que podem ser implementados tanto nas aldeias quanto na cidade. O foco é a aproximação das duas tribos e a integração dos dois projetos, e principalmente mostrar para a sociedade que há mentes brilhantes em todo lugar”, relata Sarita. Maquetes que representam as ideias dos projetos se colocados em prática, foram produzidas pelos dois grupos, elas estão expostas no Nações Shopping de Criciúma. 

Reportagem produzida pela acadêmica: Sara Gekas