Pesquisadores do agronegócio, técnicos, extensionistas e agricultores estarão reunidos na próxima sexta-feira (12), em Criciúma. É a edição da Caravana Embrapa que estará na cidade. Assim, o objetivo é levar ao setor produtivo as discussões que envolvem tecnologias e conhecimento para ampliar a eficiência no uso de fertilizantes.
O evento, que é gratuito, tem vagas limitadas, por isso, é importante fazer a inscrição antecipadamente pelo site (acesse aqui). Ele será realizado no auditório João Luiz Novelli, na Satc, das 8h15 às 12h30. Conforme os pesquisadores da Embrapa, o principal objetivo da Caravana é tornar mais eficiente o uso dos fertilizantes e insumos no campo. Para isso, o evento ocorre em cinco temáticas, com destaque para as tecnologias e boas práticas de manejo de solo e de plantas para melhor aproveitamento das adubações.
No cenário atual, com a guerra da Rússia contra a Ucrânia, o tema voltou forte. “Ele se tornou um gargalo na economia, com a elevação dos custos. Mas, a proposta da Caravana é promover o conhecimento, demonstrando novas formas de aplicabilidade”, ressaltou o pesquisador do Centro Tecnológico Satc (CTSatc), Daniel Pezente.
Nos últimos anos, a equipe de pesquisadores da Satc está direcionando esforços para entender novas formas de uso e matérias-primas para produção de fertilizantes. Um dos estudos tem a pesquisadora Beatriz Bonetti na equipe e foi o tema de seu doutorado. A proposta consiste, portanto, em utilizar cinzas produzidas na queima do carvão mineral para produzir um fertilizante de liberação lenta.
Caravana conta com apoios locais
Ao todo, os profissionais da Embrapa estarão realizando, ao longo do ano, 48 encontros regionais. Em Santa Catarina, além de Criciúma, os debates ocorrem em Campos Novos, Chapecó e Canoinhas. Aqui, além da Epagri de Santa Catarina e da Satc, também apoiam o evento a Cooperja e o Sicredi.
A Caravana conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB e Sinprifert. A organização da Caravana Embrapa é da Embrapa Trigo, da Embrapa Clima Temperado, da Embrapa Suínos e Aves e da Embrapa Florestas.