“O mundo é líquido. O que você fez no passado serve como experiência, mas não como garantia. O mundo muda tecnologicamente, não apenas no surgimento de novas tecnologias, mas é uma mudança de paradigma. E não importa se você gosta da tecnologia. Se ficar parado, será atropelado”. Essas foram algumas reflexões trazidas pelo professor, historiador e escritor Leandro Karnal, que encerrou o ciclo de palestras do primeiro dia da ExpoMais, nessa terça-feira, 3, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Karnal abordou o tema norteador da sétima edição, Inteligência Emocional x Inteligência Artificial, proferindo uma palestra desenvolvida especialmente para o evento. “É preciso aceitar a transformação, aproveitar o melhor da tecnologia e ser o melhor naquilo que só os humanos são capazes de fazer”, ressaltou o palestrante do eixo da Sinergia.

Administração

Na área da Administração, a ExpoMais contou no primeiro dia com a presença do economista Maílson da Nóbrega, discorrendo sobre as perspectivas para a economia brasileira.

“Trouxe boas notícias, outras preocupantes, mas principalmente, uma mensagem para que todos mantenham a fé no futuro do país. Há razões para o otimismo recente, com a queda consistente da inflação e fortalezas que nos permitem acreditar na possibilidade de crescimento”, aponta.

No mesmo eixo, Dione de Quadros Teodoro apresentou o case da Intelbras, ao falar sobre a gestão de pessoas e a importância da cultura organizacional. “Somos uma empresa humana, que busca alcançar todas as dimensões das pessoas, dos benefícios ao ambiente de trabalho, e a liderança voltada para dar suporte no dia a dia”, comenta.

Abertura

Apresentado por Sicredi, Diamante e SCGás, a ExpoMais tem cocriação de Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai e Unesc, todos representados na abertura oficial do evento.

“Estamos muito felizes em ser parceiros da ExpoMais. Tudo o que acreditamos e estamos trabalhando conecta perfeitamente com a promoção desse evento. O cooperativismo financeiro combina com o público da ExpoMais, que quer ver sua região crescer”, avalia Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

“A ExpoMais proporciona um ambiente de conhecimento, de troca de experiências, para discutir aquilo que estamos precisando”, considera o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

“O grande desafio que deve ocupar nossas mentes é como fazer com que academia, poder público e empresas trabalhem em conjunto de forma sinérgica. A prova de que isso é perfeitamente possível é o significado da ExpoMais, que transcende o evento em si”, ressalta Valcir José Zanette, presidente da Acic.

Segundo dia

A imersão nos eixos do Marketing, da Administração, da Inovação e da Sinergia continua nesta quarta-feira, 4, a partir das 14 horas, na sede da Acic. No segundo dia, a ExpoMais terá workshops, painel, palestras com o neurocientista e futurista Álvaro Machado Dias e com o doutor em Comunicação Dado Schneider, diversas atividades que reforçarão o networking e ampliarão o conhecimento dos participantes.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Expomais