Os laboratórios de Engenharia Mecânica do Centro Universitário – Satc serão utilizados na realização de estudos por pesquisadores do Senai de Inovação de Joinville. A pesquisa, que deve ser concluída em 80 dias, terá como foco o desenvolvimento de novos materiais para a indústria automobilística. A equipe está nesta semana no campus do centro universitário para conhecer a estrutura e dar início aos ensaios.

A análise de dados e estudos serão realizados no laboratório de Engenharia de Superfície e Tribologia, do curso de Engenharia Mecânica. Os pesquisadores utilizarão o espaço para colocar em prática ensaios tribológicos, que fazem parte do processo de desenvolvimento de materiais automobilísticos. Com a parceria, os professores da UniSatc, Elvis Curi e Richard Castro farão a orientação dos trabalhos.

Não é a primeira vez que este tipo de pesquisa acontece na UniSatc. A equipe do Senai de Inovação chegou até o centro universitário porque Jurandir de Souza, um dos pesquisadores, já realizou ensaios semelhantes na instituição, quando fez mestrado. Além dele, participam do estudo Alexsandro Rabelo e Fernanda Correa.

Para o coordenador de Engenharia Mecânica da UniSatc, Luiz Carlos Cavaler, a formação de novas parcerias prova o reconhecimento do curso. “É um tipo de prestação de serviços que possibilita avanços em pesquisa e que pode resultar em ganhos gigantescos para o mercado tecnológico”, enaltece.