Junho é marcado como o mês do amor por conta do dia 12, dia dos namorados. Mas já para os solteiros, um dia depois, o dia 13, é importante. É celebrado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Quem é devoto no padroeiro, aposta que as orações dão certo. Para Isa de Souza deu certo. “Quando comecei a namorar com meu atual marido, mas bem no comecinho mesmo, ele plantou três dentes de alho com o nome de três moças. Diz ele que o meu nasceu primeiro e, no dia seguinte, estava bem grande com uns dois dedos para cima da terra. Já faz quase 50 anos que estamos casados”, comemora Isa.
São inúmeras as simpatias que são atribuídas ao santo. “Minha vida amorosa na adolescência foi muito divertida, era aquela fase de disputa e conquista. Então naquela época, nos anos 90, existiam muitas revistas juvenis que davam diversas dicas de como conquistar o amor da sua vida. Entre elas estava a famosa simpatia de Santo Antônio, onde a pessoa comprava uma imagem pequena do santo e colocava ele de cabeça para baixo no freezer da geladeira, rezava um Pai nosso e uma Ave Maria e deixava lá até que o santo realizasse o seu desejo”, contou Maria Silva.
Simpatias para atrair o amor
A época de junho é sagrada. Conforme Maria, ela e suas amigas se juntavam para fazer as simpatias juntas. “Tinha a do mel, também onde tu compras um pote pequeno de mel algodão e escreve o nome da pessoa e escreve sete vezes o teu nome em cima do nome da pessoa. Depois coloca o mel num pote de vidro e o papel dentro e abafa com algodão bem fechado. As coisas aconteciam ao natural, agora se era por causa das simpatias não sei. Quem acredita diz que sim, eu digo que tudo é mérito da pessoa”, afirma ela.
A brincadeira e a diversão com as amigas são lembradas com carinho. “As minhas amigas também eram adeptas as simpatias. Nessa época do ano era sagrado, simplesmente nós nos reuníamos para ajudar uma a outra nos preparativos das simpatias, as vezes as ajudas eram até financeiras ou troca de informações”, relatou Maria.