A Satc e o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) – Carvão+ receberam a visita da juíza da 4ª Vara da Justiça Federal de Criciúma, Dra. Camila Lapolli de Moraes.  A magistrada pôde conhecer o trabalho realizada na instituição educacional e os projetos de pesquisas desenvolvidos pelo Setor Carbonífero em parceria com o Centro Tecnológico (CT) da Satc.  

“A visita da Dra. Camila à Satc é importante para mostrar a contribuição social da indústria do carvão ao longo de 65 anos para Santa Catarina e em especial à Região Carbonífera. Ela pôde ver o passado e o presente da indústria carbonífera e suas ações tecnológicas para sua transformação no intuito alcançar o carbono neutro em 2050”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Carbono Sustentável (ABCS) e diretor-executivo da Satc, Fernando Zancan.  
 
Durante a visita, a magistrada conheceu o trabalho desenvolvido pela Satc do ensino infantil ao Superior. Posteriormente, a visita seguiu para o CT Satc, onde a juíza conheceu toda a estrutura de inovação da instituição educacional e os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Setor Carbonífero como a planta piloto de Captura de CO², a produção de fertilizantes através de zeólitas, entre outros.
 
Para a presidente do Siecesc-Carvão+, Astrid Barato, a visita é de grande importância para que a magistrada conheça in loco o trabalho desenvolvido nas entidades. “A visita da doutora Camila foi extremamente importante para o nosso setor, tendo em vista que ela recém chegou aqui no município e tem a oportunidade de conhecer todas as atividades que nós estamos desenvolvendo no nosso presente e para o nosso futuro”, ressalta a presidente.  
 
Participaram do roteiro, ainda, o reitor da Unisatc, Carlos Ferreira, a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli, o diretor executivo do Siecesc-Carvão+, Cel. Márcio José Cabral, diretor jurídico do Siecesc-Carvão+, Juliano Nunes e o diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Marcio Zanuz.