Para participar das eleições presidenciais que ocorrerão em 2022 é muito importante ter o título de eleitor em mãos. Porém, por conta da pandemia, a Justiça Eleitoral de Criciúma está fechada e por isso a emissão do título de eleitor deve ser feita de forma remota. Assim, os jovens eleitores podem buscar outras alternativas.
A estudante Maria Vitória Damazio, com apenas 15 anos, já garantiu seu título de eleitor para votar em 2022. “Achei muito prático fazer o meu título, ainda mais no momento de pandemia no qual estamos vivendo! A burocracia de antes para fazer o título de eleitor muitas vezes desmotivada o adolescente, mas agora com essa praticidade virou até um incentivo”, afirmou Maria Vitória.
De acordo com Maria Vitoria, o envolvimento e o interesse dos jovens com a política é necessário e deve ser mais explorado.
“Acho muito importante que os jovens participem das eleições, é algo que uma hora vai ter que acontecer e se esse interesse acontecer desde cedo para desenvolver um caráter crítico dentro da sociedade. Desde o primeiro momento que tive contato com o poder municipal eu fiquei interessada, principalmente saber da história do voto e de tudo que tivemos que passar para conseguir exercer a democracia, foi algo que me cativou e acabou influenciando para que eu participasse ativamente das eleições. Quanto mais cedo nos envolvermos com política melhor, pois de qualquer forma uma hora teremos que votar obrigatoriamente”, contou a estudante.
Segundo José Réus, que é chefe de Cartório da 92ª Zona Eleitoral de Criciúma, será possível emitir seu título de eleitor até 151 dias antes da eleição.
“Hoje, devido a pandemia, nosso atendimento é todo de modo virtual, apenas em casos específicos e necessários é agendado atendimento presencial, então se a pessoa tiver completado 16 anos de idade ele pode fazer seu título sozinho ou se preferir pode contar com a ajuda de um familiar ou amigo. Caso não haja alteração nos calendários eleitorais devido a pandemia, até 151 dias antes das eleições, ou seja, até dia 03/05/2022”, afirmou Réus.
Para emitir seu título de eleitor basta acessar o site do TSE, entrar em serviços ao eleitor, depois a opção título de eleitor, e preencher os dados. Ou pode acessar o site e solicitar o seu requerimento. Se caso o eleitor tiver mais alguma dúvida a justiça eleitoral disponibiliza um canal telefônico para mais esclarecimentos (Disque Eleitor – 0800 647 3888).
Os documentos necessários para emitir seu título de eleitor são: identidade, CPF e comprovante de residência. Não há necessidade de acompanhamento, basta estar munido de todos os documentos solicitados.
Quando a Justiça Eleitoral voltar a funcionar o eleitor deve ir presencialmente até o cartório eleitoral para fazer a coleta dos dados biométricos.