Você já imaginou como é a rotina de um jornalista em um dia importante como das eleições? No último domingo (6), os alunos do Curso Técnico Multimídia vivenciaram essa experiência e aprenderam que uma transmissão vai muito além de ligar a câmera e começar a falar.

A cobertura foi uma parceria do Curso Técnico com outros canais de comunicação. Assim os estudantes perceberam também que existem diferentes formas de cobrir o mesmo evento. Fazendo boletins para a Rádio Eldorado, enviando notícias em tempo real para o portal Engeplus e entrando ao vivo para a transmissão do Jornalismo Unisatc.

A maioria dos alunos auxiliou nos bastidores das gravações. Eles estavam em diversos locais de votação em Criciúma e região acompanhados dos universitários de Jornalismo. “Foi bem interessante conhecer a parte dos bastidores. Eu fiquei responsável por colocar o jornalista ao vivo, posicionar a câmera e cuidar da qualidade do áudio, coisas que muitas vezes passam despercebidas pelos telespectadores, mas que tem grande importância para a transmissão”, contou o aluno Gabriel Puziski.

Mas a participação dos futuros técnicos em Multimídia não se limitou apenas aos bastidores. Os alunos foram para frente das câmeras para trazer as informações do seu local de votação. Esse foi o caso da aluna Bianca Bento. “Foi muita pressão por ter sido minha primeira experiencia na área em que quero trabalhar no futuro. Geralmente estamos acompanhados por outras pessoas, mas estar sozinha em um ambiente onde havia a necessidade de eu ter postura profissional sem apoio presencial me gerou insegurança. Depois do primeiro boletim e dos feedbacks, tive certeza de que meu curso nos prepara perfeitamente, pois tudo que usei aprendi durante as aulas. Agradeço a oportunidade de ter essa experiencia”, afirmou.

Também se engana quem pensa que a participação aconteceu apenas nas ruas, no estúdio do Jornalismo Unisatc o curso também estava presente, participando dos bastidores na transmissão ao vivo e fazendo conteúdo para as redes sociais. “Para mim foi uma experiência única. Poder não só trabalhar pela primeira vez em uma eleição, mas também entender como funcionam todos os bastidores e poder contribuir para o sucesso da transmissão. Editamos e ajudamos a fazer os textos dos VTS ao vivo, ajudei no controle do som dos microfones, e foi um dia muito especial. Uma oportunidade que o Técnico Multimídia nos deu de poder fazer o que gostamos e levar a informação para tantas pessoas, que contribui muito para nossa evolução pessoal e profissional”, relatou o aluno João Gabriel da Rocha.

O ato de comunicar tem grande importância na sociedade e atividades como essa transformam vidas e ajudam muito em decisões futuras, pois os jovens vivenciaram um ambiente de trabalho e todos seus desafios.

Post realizado pelos alunos: Carlos Eduardo Martins Serafim, Vítor André Aguiar, Gabriel Puziski e Luiz Fernando Macarini Becker, sob supervisão do professor Lucas Jorge, pela 4ª Fase do curso técnico Multimídia.