O bom jornalismo ganha força e destaque com premiações como da Fapesc e Acic. E a produção dos acadêmicos e profissionais do Jornalismo UniSatc, mais uma vez, é reconhecida. Os últimos dois dias foram de comemoração com as conquistas no Prêmio Acic de Jornalismo e no Prêmio Fapesc de Jornalismo. Em ambos, os trabalhos produzidos demonstram o quanto há aspectos relevantes e fundamentais que devem ser levados ao conhecimento da sociedade.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) divulgou na manhã desta quinta-feira (15) os vencedores. Os jovens acadêmicos Louise Müller e Patrick Stüpp do Jornalismo UniSatc, ficaram com o segundo lugar no 2º Prêmio Fapesc de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação. O primeiro lugar ficou com a UFSC e o terceiro com a FURB, de Blumenau.
Na reportagem, “Empreendedorismo jovem: as apostas em novas tecnologias para tornar o mundo em um lugar melhor”, eles contam as histórias de jovens que apostaram na tecnologia para inovar e empreender. “É incrível quando todo esforço e dedicação são recompensados. Nos doamos muito para desenvolver a matéria da melhor forma possível e contar histórias tão importantes. É gratificante colocar em prática os ensinamentos que recebemos dos nossos professores que tanto nos apoiaram”, comentou Louise.
Já o jornalista Filipe Gabriel, egresso do curso e hoje colaborador da Satc, ficou com o segundo lugar na categoria Áudio com a reportagem “Inovação na saúde: as soluções que aliviam dores da sociedade”.
“Em dias de desvalorização profissional do Jornalismo, receber essas premiações serve como acalento para nossos corações. É como se fosse um combustível para que continuemos sempre cumprindo nosso papel de informar a sociedade com seriedade e credibilidade. Além disso, mais que o reconhecimento por um trabalho individual, o prêmio é resultado de um esforço coletivo. Então esse reconhecimento é também de todos que participaram de alguma forma da construção dessas reportagens, em especial a equipe de Jornalismo da Satc”, afirmou Filipe.
Noite de premiações na Acic
Evento tradicional que reúne os profissionais da imprensa regional, o Prêmio Acic de Jornalismo chegou à sua 21ª edição. Foram premiados os jornalistas e acadêmicos em oito categorias na noite de quinta-feira (14).
O Jornalismo UniSatc, mais uma vez, levou os três prêmios na categoria acadêmico. O primeiro lugar ficou com as estudantes Julia Felicio e Anita Dela Vedova, com a reportagem “Cicatrizes de uma nova vida: na voz de mulheres, os relatos da violência no sistema obstétrico brasileiro”. Já o segundo lugar foi para as acadêmicas Giovana Bordignon e Edna Schmitz, com a reportagem “O homem por trás da farda”. O terceiro lugar ficou com Eduarda Schwanck Salazar e Maria Eduarda Paganini, com “De Grão em Grão: Da semente à refeição”, que traz um pouco da história da cultura do arroz na região.
“É um orgulho ver nossos acadêmicos brilhando. Orgulha muito também ver os colegas, que já foram nossos alunos, que seguem produzindo boas reportagens, que valorizam temas relevantes para a sociedade e fortalecem o bom jornalismo”, destacou a coordenadora de Jornalismo UniSatc, Kaki Farias.
O jornalista Filipe Gabriel também foi premiado na Acic. Ele levou o primeiro lugar na categoria Webjornalismo com a reportagem especial “Filhos do coração: como a adoção transforma a vida de crianças e adolescentes com deficiência”. Emocionante, o texto conta histórias de quem viu sua vida sendo transformada após a adoção de crianças com deficiência. Filipe ainda conquistou o segundo lugar na categoria Rádio e Podcast com o material especial “Inovação na saúde: as soluções que aliviam dores da sociedade”.
Curso de Jornalismo de vanguarda para Santa Catarina
Completando 15 anos em 2022, o curso de Jornalismo da UniSatc vem se transformando ao longo do tempo. Quando foi criado, ele já trazia a proposta do webjornalismo como marca forte. Recentemente, a matriz curricular foi atualizada, mantendo a força no empreendedorismo, jornalismo digital e novas práticas.
Para o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan, presenciar um momento de premiação é uma sensação que reforça todas as mudanças que foram realizadas. “O curso de Jornalismo é inovador na sua essência. Com as mudanças propostas, os laboratórios de vivências, projetos integradores e um currículo diferenciado, e vendo as premiações, temos a certeza que o curso é o melhor do Sul de Santa Catarina”, ponderou.
As três reportagens especiais que venceram o Acic de Jornalismo foram produzidas exatamente na disciplina de Laboratório de Vivências no primeiro semestre de 2022. “Não vamos ficar parados. Estamos aprimorando as matrizes curriculares e o Jornalismo passa por isso para continuar na vanguarda. Somos inquietos e essa inquietude só nos traz alegrias”, complementou Castelan.