A cor destaque deste ano é o pêssego claro. Para definir qual paleta será mais utilizada nas coleções, o mundo da moda segue a empresa Pantone, instituição conhecida por ser a primeira a estabelecer um sistema de classificação e controle de cores. Confira os modelos e a gama de cores destaque para este inverno.
“As cores da temporada que estaremos vendo bastante aqui no inverno 2024, além do pêssego claro, serão o vermelho cereja, um marrom mais puxado para o roxo, amarelo manteiga e o rosa chiclete”, afirma a estilista, Caroline Junkes.
O retorno do animal print, principalmente a estampa oncinha e inspirações étnicas, serão a nova promessa para o mundo da moda. “Se fala muito da estampa natureza sombria, nada mais é que é um floral com tons um pouquinho mais escuros aplicados sobre um fundo preto, azul marinho, ou marrom escuro”, explica Caroline.
Sobre modelos e cortes, o estilo oversized e os modelitos mais retos continuaram ganhando o público. Mas a chance da volta de silhuetas mais marcadas no próximo ano é quase certa. “A gente já vem a algum tempo usando muito o oversized, que vai se manter para a estação, mas é algo que vem a um certo tempo massificando nas coleções. O largo está em alta, então pode ter certeza de que no próximo inverno, o justo poderá retornar”, relata Caroline.
Além das tendências e cores estipuladas pelo mundo da moda, as chamadas ‘trends’ do universo da internet também ganharam relevância neste inverno. “Sobre acessórios, os laços estão bem em alta, até pela questão da tendência de um estilo mais delicado que se iniciou ali no TikTok. Não necessariamente para usar laço tem que aderir a esse estilo, é possível adaptar ao teu estilo. Também teremos as meias calças coloridas, principalmente a vermelha, que entra na questão da cor cereja, mas outras cores também são bem-vindas. E as faixas de cabelo como outra opção de acessório”, destaca a estilista.
De forma geral a estilista relatou que serão primordiais tecidos e peças com textura, que deixem o look com mais presença. “O tipo de tecido que está em alta, principalmente nesse inverno, é o couro. Sabemos que é um pouquinho polêmico, pela questão do couro sintético e do couro de origem animal, mas ele está super em alta. O veludo e tecidos com texturas como o Cotelet, o Matelassé, e um tweed”.
Comercio já está preparado para as novas tendencias
Nas ruas do centro comercial de Criciúma, quando se fala em moda, é possível encontrar variedade em estilos, cores e estampas. De tendências virais nas redes sociais até ao público que se mantem fiel aos clássicos.
“Aqui vendemos em maioria clássicos, alfaiataria, nada de muito modinha.”, conta a gerente da loja Makenji, Cibele Réus.
Ainda segundo Cibele, as cores tendência este ano são o cinza, verde militar, marrom e tons nudes. “No ano passado estava muito em alta o bordô, mas nesta época do ano em geral são procuradas cores mais escuras”, pontua.
Falando sobre modelos de roupa, a procura pelos clássicos tricôs e casacos continuam em alta neste inverno. “São as peças que mais saem nesta estação, se está frio é tricô e casaco. O diferencial deste ano são cores mais suaves, e a aposta em tons pasteis”, afirma a gerente.