A troca de conhecimento a partir de vivências enriquecedoras e cheias de pluralidade impactam diretamente na aprendizagem dos alunos, ainda mais quando se fala em uma segunda Língua, como o Inglês. Por isso, o Colégio Satc busca proporcionar experiências agregadoras para seus estudantes, explorando a autonomia dos jovens a partir de um intercâmbio. No último sábado (13), os 10 alunos embarcaram rumo à 9ª edição da viagem estudantil, onde nesta primeira semana o grupo iniciou as adaptações, conhecendo dos demais intercambistas e a rotina da nova escola.

O grupo está na cidade litorânea de Bournemouth, que fica a certa de 170 quilômetros de Londres, capital da Inglaterra. Os estudantes estão acompanhados pela líder da Satc, Beatriz de Medeiros. “Neste ano, a escola Education First (EF) está recebendo em torno de 500 intercambistas e nesses primeiros dias nossos alunos foram divididos com pessoas de diferentes países. Nosso grupo teve uma fácil adaptação e já está participando de atividades na escola, aulas e passeios. E claro, tendo como foco a aprendizagem do inglês e a troca de experiências culturais”, destaca Beatriz.

Para a aluna do Ensino Médio do Colégio Satc, Julia de Souza, os primeiros dias estão sendo divertidos e agitados. “A gente convive com muita gente de diferentes países, tendo contato o dia inteiro seja na escola ou na residência. Está sendo diferente do que a gente imaginava, de uma forma positiva, porque estamos estudando e ao mesmo tempo vivendo experiências únicas no intercâmbio. Estamos a todo momento realizando atividades, tentam ao máximo falar e trocar ideia com as outras pessoas, tendo uma aproximação cultural de verdade”, conta.

Para a efetividade do aprendizado, os alunos têm aulas de manhã e após o almoço realizam atividades complementares. “Posso falar de um exemplo, onde fomos no centro da cidade e divididos em grupos, de acordo com o nível de inglês, fizemos 100 tarefas. Tivemos que entrar em uma loja e fazer perguntas, tirar foto, ir na praia. Também participamos de uma gincana de perguntas e respostas, onde as equipes eram bem divididas para termos contato com diferentes nacionalidades”, conta a aluna do Ensino Médio do Colégio Satc, Rilary Ghisi.

Viagens durante o intercâmbio

O primeiro passeio do grupo foi para a cidade de Bristol com outros intercambistas brasileiros. “Nos juntamos com todos os brasileiros que estão aqui em um ônibus e fomos para Bristol, uma cidade que é bastante artística, fizemos um pequeno tour e depois tivemos tempo livre pra explorar o que a gente quisesse. Tiramos bastante fotos, ouviram bastante coisa, vários alunos compraram bastante coisa para guardar de recordação”, relara Rilary.

Para o restante da semana, os alunos já tem programado um tour pela Universidade de Oxford e pela cidade de Londres.