A XXII Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da Satc foi marcada por momentos de integração e conscientização. Ao longo dos dias, diversas atividades voltadas para segurança foram realizadas com base no tema: quem se cuida, cuida de todos. O objetivo das ações é incentivar os colaboradores sobre a importância da segurança e bem-estar no ambiente de trabalho.
A semana interna iniciou com um simulado de incêndio, movendo os colaboradores que fazem parte do grupo de apoio, já preparados e treinados para combater princípios de incêndio. Além disso, a ação também contou com uma palestra voltada para saúde mental, momentos de interação entre os setores e jogos relacionados à segurança.
“Esse ano, buscamos conscientizar os colaboradores dos riscos psicossociais, depressão e ansiedade no ambiente de trabalho, orientando quais ferramentas temos disponíveis atualmente e qual ajuda podemos buscar. Esse foi um tema bastante debatido em nossa Sipat”, destaca o assistente administrativo dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da Satc, Leonardo Leonel Bonfanti.
“A CIPA tem um papel fundamental na realização da SIPAT, desde o planejamento até a execução de cada atividade. Nosso objetivo é criar ações que realmente envolvam os colaboradores, despertando a atenção para temas essenciais de saúde e segurança no trabalho. Essa semana é uma oportunidade de reforçar cuidados, trocar experiências e promover a integração entre todos, porque prevenir é um compromisso coletivo”, destaca a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio da Satc, Kelli Savi.
Promover ações de integração e conscientização, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e adequado para colaboradores é um dos propósitos seguidos pela Satc. Ainda, conforme o Bonfanti, um dos objetivos das atividades é alcançar o maior número de colaboradores possível. “É importante que todos entendam e compreendam que a segurança e o bem-estar devem fazer parte do seu ambiente de trabalho”, comenta.








































