Desenvolver as habilidades criativas e integrar as diferentes áreas do conhecimento são alguns dos propósitos do Colégio Satc. Desta forma, por meio do projeto ‘Somos todos guardiões’, os pequenos da Educação Infantil aprendem de forma lúdica a pôr em prática os estímulos da criatividade. O projeto que já passou por algumas etapas agora chega em um momento de experiências diferentes junto com acadêmicos do curso de Design da UniSatc. A partir da iniciativa os alunos construíram suas próprias luminárias.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira, a proposta nasceu de uma história especialmente pensada para eles, chamada ‘A luz dos Guardiões’. O enredo apresenta personagens e cenários que representam o nome de cada turma: Guardiões dos oceanos, galáxias, montanhas e florestas. A partir da história lúdica, os pequenos foram convidados a transformar a imaginação em algo concreto, por meio da criação de luminárias personalizadas.
“Durante todo o ano organizamos atividades junto com os cursos da UniSatc e do Ensino Técnico, para que as crianças vivenciem diferentes linguagens. Já tivemos experiências com Eletrônica, Mecânica, Química e, desta vez, com a graduação em Design. O objetivo é que a criança aprenda de forma significativa, colocando a mão na massa e percebendo como o conhecimento pode ser construído de várias formas”, explica a coordenadora.
O objetivo está se cumprindo e junto com ele, os resultados e recompensas com o olhar de empolgação dos alunos do Infantil. “Eles adoraram ouvir a história, participar do processo, pintar, desenhar e montar. Foram momentos de envolvimento total. É bonito ver como essas vivências ampliam a forma de aprender, permitindo que as crianças conheçam linguagens como a do design, mecatrônica ou química ainda na infância”, comenta Luciana.
Construção que explora criatividade
O momento de construção da luminária foi feito pelos próprios alunos com acompanhamentos de profissionais que auxiliaram e desenvolveram todo passo a passo. Primeiro veio a pintura da estrutura em MDF, depois o desenho das formas que dariam vida às luminárias e, por fim, o processo de montagem.
“Levamos as crianças para a sala de desenho da UniSatc, que algumas já conheciam do projeto passado, e começamos com uma nova história que guiou toda a atividade. Na primeira etapa, eles personalizaram as luminárias com canetinhas, cada um do seu jeito, alguns só pintaram, já outros fizeram alguns desenhos, mostrando bastante criatividade e personalidade deles. No final, estavam animados e comentavam sobre a próxima etapa, ansiosos para ver a luminária pronta e poder levar para casa”, explica a designer egressa do curso de Design da UniSatc, que auxiliou no processo de construção, Maria Eduarda Ramos.
Para finalizar e dar funcionamento a luminária o curso de Mecatrônica entrará em cena. O resultado será apresentado em um momento especial para as famílias, quando cada criança poderá mostrar o que produziu.
“É uma forma de estimular desde cedo a criatividade, imaginação e percepção estética. A experiência de desenvolver luminárias personalizadas faz com que as crianças vejam como ideias podem se transformar em objetos reais, aproximando o design do seu cotidiano de maneira divertida e significativa”, destaca a coordenadora do curso de Design da UniSatc, Solange Bianchini.










