O começo de um novo semestre traz consigo a preocupação com a organização da rotina de estudos, em meio as atividades do dia a dia, como lazer ou trabalho. Com isso fazer um projeto de gestão de tempo logo no início das aulas, pode trazer ótimos resultados a longo prazo. Tanto em relação ao sucesso acadêmico, quanto em relação a saúde mental.
De acordo com a psicopedagoga, Rosângela Dagostin, é muito importante projetar os seus afazeres para lidar melhor com os estudos. “O que realmente funciona no quesito gestão de tempo, é traçar um cronograma de estudos. Encaixar na rotina o tempo que você irá dedicar as atividades acadêmicas em paralelo a outros compromissos do seu dia a dia”, explica.
E para se manter bem organizado durante o semestre, é preciso que o conteúdo das aulas sempre seja revisado no dia em que são passados.
“O que de fato funciona em termos de aprendizado, é estudar as aulas do dia, no mesmo dia. Aplicando leituras, anotações, resumos e mapas mentais. Fazendo disso uma rotina, chegará o momento em que as matérias estarão todas revisadas e você não irá precisar ficar horas estudando para uma prova, por exemplo”, ressalta Rosângela.
A psicopedagoga deixa ainda um alerta para um hábito comum de diversos estudantes. “Jamais deixe para estudar somente as vésperas de provas ou trabalhos, é muito arriscado. Com um estudo contínuo e uma boa gestão de tempo, todos os dias, os conteúdos tendem a ficar mais claros, facilitando os estudos”, frisa.
Gestão de tempo e impacto na saúde mental
Outro ponto em que a gestão de tempo e a organização acadêmica podem impactar, é na melhora da saúde mental. “Com os estudos em dia, as preocupações com prazos de entrega e a realização de trabalhos diminuem, assim fazendo que os sintomas de ansiedade também possam reduzir”, destaca a profissional.
Com um planejamento traçado, também se torna possível viver os momentos de lazer de forma mais leve. “Com um cronograma definido, a pessoa consegue focar mais no momento, sem estar pensando em atividades ou trabalhos que poderiam estar atrasados. Assim é possível aliviar o estresse diário de forma mais efetiva”, aponta Rosângela.