A sustentabilidade na Satc vai além do cumprimento de normas técnicas. Com 18 anos de certificação ISO 14001, a instituição consolida um diferencial em gestão ambiental construído ao longo do tempo, baseado em cultura organizacional, práticas cotidianas e compromisso real com o meio ambiente.
Conforme o coordenador do Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Satc, Cletson Menegon, mais do que um selo formal, a certificação reflete um modelo de gestão que está incorporado ao dia a dia da Satc. “Nós somos uma instituição preocupada com o meio ambiente, isso já faz parte da nossa cultura. Tanto que, nas pesquisas internas, mais de 90% dos colaboradores reconhecem essa preocupação ambiental da Satc”, destaca.
A gestão ambiental da instituição é estruturada por um Sistema de Gestão Integrado (SGI), que reúne qualidade e meio ambiente em um único modelo de atuação. Segundo Menegon, o objetivo é reduzir os impactos ambientais e aumentar a eficiência no uso dos recursos, seguindo os critérios técnicos estabelecidos pela ISO 14001.
“Estamos certificados há 18 anos e, ao longo desse tempo, passamos por mudanças e adequações que hoje já estão naturalizadas. Muitas ações nem aparecem mais, porque fazem parte do nosso DNA”, afirma.
Entre essas práticas estão: espaços abertos, árvores e flores no campus, a existência de um centro de triagem de resíduos, substituição quase total da iluminação por lâmpadas LED, controle do consumo de água e o cuidado com a frota de veículos para reduzir impactos ambientais. Além disso, o Centro Tecnológico (CT) Satc abriga diversos projetos voltados à reutilização de resíduos, reforçando o compromisso com a inovação sustentável.
Sustentabilidade: um compromisso com o futuro
Para o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira, a trajetória de 18 anos com a certificação ISO 14001 representa um processo contínuo de aprendizado, amadurecimento institucional e responsabilidade social. “Este ciclo simboliza uma caminhada de aprendizado e maturidade. Revisamos todos os nossos indicadores e olhamos com atenção para reciclagem, resíduos, energia, água, entre outros aspectos. Tudo isso é extremamente importante e nos trouxe muita maturidade”, ressalta.
Ainda, conforme o reitor, mais do que resultados operacionais o principal legado da certificação está na educação. “O maior legado que essa certificação nos deixa é o que conseguimos transmitir para os nossos alunos. A partir do que entendemos com a ISO 14001, aprendemos e multiplicamos conhecimento”, afirma Carlos Antônio Ferreira.

23.9ºC