As situações cotidianas fazem parte da aprendizagem de diferentes áreas de formação e a experiencia do real contribui para a conclusão de diferentes análises e resultados de pesquisas. É difícil quem não conheça alguém que faz compras quando está triste ou que adquire um produto a mais do que o necessário só pelo preço estar bom. Foi pensando nessas ocasiões do dia a dia e aliar temáticas vistas em sala de aula na prática, que alunos do curso técnico em Administração desenvolveram o “Jogo em Vida”. O game visa esclarecer como o comportamento emocional das pessoas influenciam nas suas decisões financeiras.

Com os conhecimentos das teorias comportamentais e de finanças, os alunos analisaram diversos fatores lógicos que influenciam as pessoas com relação a compras e vendas. “A proposta foi baseada em diferentes jogos de tabuleiro, porque gameficação é algo que auxilia muito na aprendizagem e pode unir duas temáticas que são de campos diferentes, porém, são importantes para o desenvolvimento dos nossos alunos”, explica a professora, Beatriz da Silva Pereira.

Para a aluna, Maria Eduarda Marcon Santos, a proposta fez com que os alunos pensassem além das teorias vistas em sala de aula. “A gente começou com a ideia de produzir um jogo sobre educação financeira, porém, ele se tornou muito mais do que isso, porque aprendemos muito planejando o jogo, tanto com a parte mais criativa quanto o pensar em situações reais que vivenciamos. Trabalhar isso na prática auxiliou muito e fez com que a gente conseguisse entender as temáticas ainda mais”, conta.

O Jogo em Vida busca como resultado final um ganhador que saiba equilibrar as finanças e as emoções. “Tentamos criar um jogo que pudesse de forma divertida simular como que as decisões que tomamos podem afetar a nossa vida financeira. No jogo tem a questão da felicidade que se ela está baixa você precisa tomar uma nova decisão para isso melhorar ou guardar o dinheiro tendo a possibilidade de ser eliminado por não cuidar do fator emocional? Essas são questões que você aprende jogando”, destaca a aluna, Ana Carolina Maciel Querino.

Ainda conforme Ana Carolina, o grupo decidiu aplicar o questionamento “Dinheiro traz felicidade?” como base para a resolução do jogo. “Com esse projeto conseguimos colocar muito em prática as disciplinas que estávamos aprendendo e projetar o equilíbrio entre as emoções e as finanças das pessoas, como forma de conscientização”, ressalta a aluna.