Mesmo em período de isolamento social é importante que as crianças continuem praticando exercício físico. A aposta é estimular a prática de funcional kids. O objetivo é desenvolver as capacidades físicas das crianças. Para isso, aposta em fortalecer e aperfeiçoar movimentos naturais que por conta do sedentarismo não são desenvolvidos com eficiência.
O projeto é feito pelo professor de educação física Andrei Teodoro, da academia BM Studio Fitness. Aliás, surgiu a partir de uma ideia quando cursava a 1ª fase de graduação.
“O treino é padrão. Cada dia trabalhamos uma habilidade diferente. Faço para todas as crianças da mesma idade os mesmos exercícios porque eu não posso pegar uma atividade que é feita para o G1 que são crianças de 5 a 6 anos e passar para o G5 que são crianças mais velhas. A forma das aulas sempre são coisas diferentes que trabalho. Elas podem ser circuito, tempo ou número de séries, e são as crianças que montam alguns jogos, é bem divertido” contou o educador físico.
Quando a criança vai fazer a inscrição o professor faz uma avaliação física e uma de atividade motora. Após dois meses é feito uma reavaliação para ver como o aluno, enfim, está progredindo em alguns aspectos como elasticidade, resistência e força dos membros.
Atividade no funcional kids aliada com alimentação
Conforme o professor, a alimentação das crianças é fundamental. Ele trabalha tentando explicar a importância de alimentos que elas não consomem normalmente como frutas e verduras.
“Percebi isso quando fiz um curso sobre obesidade infantil e assim que percebi que algumas crianças surgiram com sobrepeso na academia. Assim, tento tocar no assunto de alimentação levando matérias, vídeos, para explicar a importância desses alimentos e tem dado certo. As mães relatam que os filhos quando chegam em casa querem comer legumes”, explicou.
Participando das aulas, a adolescente Thais Locks Duarte, 11 anos, se empolga com as atividades. “Gosto bastante das aulas, me divirto muito”, comentou.
A idade das crianças é de cinco até 14 anos, e os preços variam, dependendo a quantidade de dias. De acordo com o professor, os valores variam de R$ 100,00 a R$ 200,00. Por fim, em virtude do distanciamento, o número máximo de alunos por horário são três.