Proporcionar vivências enriquecedores e que coloquem os alunos como protagonistas de suas aprendizagens, são práticas do modelo educacional desenvolvido pelo Colégio Satc. Na Educação Infantil, a conexão com áreas de formação estão presentes em diversas ações, como a utilização de laboratórios científicos, experimentos sensoriais e até mesmo a utilização de ferramentas, como é o caso da fotografia. Em uma atividade prática com a câmera de foto os pequenos Guardiões do Outono puderam explorar as paisagens dessa estação do ano, valorizando e registrando suas percepções.
Os alunos conheceram maquinas fotográficas antigas e entender como o equipamento funciona. “Essa proposta foi pensada para as oportunizar às crianças a experiência da fotografia, valorizando os seus olhares frente às sutilezas da paisagem natural do colégio que está caracterizada pela atmosfera natural do outono. Muitas vezes, no olhar do adulto, não conseguimos captar ou até mesmo perceber esses detalhes. Mas na infância as crianças conseguem, elas têm um olhar demorado sobre as coisas e também atento aos detalhes”, explica a professora da Educação Infantil V2 do Colégio Satc, Giovana Daleffe.
Com um campus rico em natureza, a turminha pôde passear por diversos ambientes e escolher o melhor local para as fotos com o apoio da equipe de Assessoria de Imprensa da instituição. “Por meio desta proposta, as crianças puderam ter contato com a fotografia e assim, ampliar seus conhecimentos de mundo. E também gostaram muito da experiência, porque vieram de botas, capas e guarda-chuva para essa aula diferente”, relata a professora.
Para o pequeno Diogo Antunes, a fotografia é muito divertida. “A gente aprendeu que a lente da câmera precisa de luz para conseguir fazer uma foto. E daí a gente olhava em um vidro qual a imagem que a gente queria tirar e é só apertar o botão. Eu fiz a minha foto no jardim da Satc com a chuva, e foi muito divertido”, conta o aluno.