Por conta das fortes chuvas que atingiram o Sul Catarinense neste fim de semana e seguem nesta segunda-feira (6), cidades da região tiveram grandes prejuízos. Foram registrados alagamentos, deslizamentos de terra e queda de arvores. Somente nas últimas 48h, sete cidades registraram mais de 55 milímetros de chuva.
O município de Urussanga foi um das mais atingidos pelas chuvas. Com quase 110 milímetros de chuva, deixou uma família ilhada no bairro Dois Rios. Segundo o Corpo de Bombeiros, em alguns pontos da rua, a água chegou a ter 70 centímetros. Já no bairro Vermelho, uma ponte ficou parcialmente destruída e teve que ser isolada por conta do risco de cair.
Já a Defesa Civil de Criciúma atendeu mais de 50 ocorrências relacionadas a queda de arvores e destelhamentos. A região da Grande Rio Maina foi a mais atingida no município. O diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Fred Gomes, explicou que pode ter acontecido uma micro explosão no local do tornado, ou se foi um vento mais forte devido a passagem da frente fria de sábado.
“Os bairros mais afetados foram Vila Macarini, Nossa Senhora do Carmo, Laranjinha e Wosocris”, comentou Gomes.
Vale do Araranguá registra problemas
Em Araranguá, mesmo ainda sem um levantamento final dos estragos, muitas ocorrências foram registradas. Quedas de postes, destelhamentos de residências, pontos de alagamento e quedas de árvores, atingiram toda a cidade. Os casos mais graves foram no sábado (4).
A Polícia Militar, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, estão trabalhando na desobstrução de vias e distribuição de lonas para moradores que tiveram suas residências atingidas. No bairro Cidade Alta, a cobertura de um posto de gasolina caiu, ninguém ficou ferido.
Várias ruas da cidade ficaram alagadas e alguns buracos surgiram devido ao grande volume e força das águas da chuva. Nesta segunda-feira, dia 6, uma força tarefa será realizada pelas equipes da Secretaria de obras para recuperar as ruas da cidade, principalmente as estradas do interior que foram as mais atingidas com quedas das árvores.
Chuva segue nos próximos dias
A previsão indica que o tempo instável ainda seguirá. Mas a chuva reduz a intensidade. o ciclone que atua em alto mar, contribui para manter a instabilidade e a umidade sobre o litoral sul.
A partir de terça-feira a chuva dá uma trégua e o tempo começa a ficar mais firme, com a presença de sol. O tempo melhora mais na quarta-feira.