Muitos sorrisos no rosto, dança no pé e trajes típicos, essas são as palavras que definem a Festa Julina do Colégio Satc. O evento interno, que ocorreu nesta quinta-feira (6), foi motivo de diversão para os alunos, que aproveitaram cada momento da comemoração. 

Para a coordenadora do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano), Sandra Marcon, oportunizar essas atividades aos estudantes é uma forma de resgate à cultura. “As crianças sempre ficam muito ansiosas, já que é uma data bem esperada e importante para elas. É um dia de descontração, em que eles podem se divertir à beça, mas também de preservação de brincadeiras antigas e do gosto pela história do nosso país”, afirmou.

Quem oportunizou as brincadeiras e as barraquinhas para os pequenos foram os alunos do 9° ano, que utilizaram dessa festividade para arrecadar dinheiro para a viagem de formatura no final do ano. “Eles se dedicaram o mês inteiro para esse evento. Fizeram o planejamento, foram atrás de patrocínio e aplicaram na prática o aprendizado sobre matemática financeira”, ressaltou a coordenadora. 

Com ajuda da equipe de manutenção, as cinco turmas do 9° ano montaram as barracas, decoram o espaço e preparam tudo para o arraiá. Segundo a aluna Maria Waterkemper Schlickmann, do 9º D, a experiência de se envolver neste projeto foi diferente e gratificante. 

“Nós tivemos bastante dificuldade na hora de conseguir um patrocínio, mas com a participação e colaboração de todos, as coisas deram certo. As pessoas que vieram prestigiar e curtir também nos ajudaram, compraram os docinhos, pipoca, cachorro-quente… vendemos tudo. É muito significativo olhar e perceber que a festa estava maravilhosa, que nosso trabalho deu certo.” ressaltou.