A chegada das férias escolares é um dos momentos mais aguardados pela criançada, mas esse período pode ser desafiante para os pais e responsáveis. Com a rotina corrida e a falta de tempo, o uso de telas acaba sendo uma das alternativas para entreter os pequenos. Apesar da facilidade, o excesso de tecnologias pode ser prejudicial.
“Nós viemos de uma pandemia em que as crianças foram obrigadas a ficar dentro de casa, sem muita interação social e as brincadeiras geralmente acabavam em celulares e tablets. Assim, muitos esqueceram a importância de trabalhar a coordenação motora de seus filhos, de levá-los para brincar nas ruas, em parques e praias, de explorar essa fase de desenvolvimento, a agilidade e até mesmo o contato com outras crianças”, explica a professora de Educação Física, Bruna Da Rosa Semeler.
Além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos, as brincadeiras são capazes de enriquecer a criatividade. Segundo a pedagoga, Giovana Daleffe, os momentos de diversão também são ótimos para conectar ainda mais a família.
“As atividades que envolvam o contato com a natureza, que proporcionam o conhecimento das habilidades sócio emocionais, são essenciais para estreitar os laços com as crianças. Doar um tempo para aproveitar integralmente com os pequenos despertam sentimentos e criam memórias que jamais serão esquecidas. Mas uma coisa importante de ressaltar é que tudo tem seu momento, mantenham uma rotina com as crianças e delimitem horários, desse jeito o bem-estar será garantido”, afirma.
Atividades fáceis e divertidas para entreter as crianças nas férias
1- Brincar com balões de água;
2- Culinária em família;
3- Brincar de acampar;
4- Histórias com lanterna;
5- Hora do livro;
6- Cabra cega;
7- Pega-pega;
8- Brincar de bola;
9- Brincar de corda;
10- Piquenique.