O Governo de Criciúma, por meio do prefeito em exercício, Ricardo Fabris assinou, nesta quarta-feira (9), um termo aditivo ao convênio com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera (SATC), para a prestação de apoio pedagógico e técnico à equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação durante as visitas guiadas na Fazenda Solar e no Memorial Nikola Tesla.
Conforme previsto no termo aditivo assinado, a partir da próxima semana, dois profissionais dos cursos de engenharia da universidade estarão à disposição para acompanhar e guiar o percurso de quem visita os dois equipamentos localizados ao lado do Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. “Agradecemos por mais essa parceria com a SATC, que já presta um serviço de excelência na Mina de Visitação. Agora, vai também disponibilizar a expertise técnica para aprimorar ainda mais o conteúdo pedagógico no memorial e na fazenda solar”, destacou o prefeito em exercício, Ricardo Fabris.
O ato de assinatura foi realizado às 10h, na Sala de Atos do Paço Municipal. Além do prefeito em exercício, Ricardo Fabris, participaram do ato o secretário-geral do Governo, Tiago Pavan, a secretária de educação, Alexsandra Stols Pelegrim, e o reitor da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera (SATC), Carlos Antônio Ferreira. “Ficamos honrados em poder contribuir mais uma vez com esse equipamento, uma vez que as visitas guiadas podem despertar o interesse dos jovens em estudar e construir conhecimento em torno da temática da engenharia e eletricidade”, afirmou o reitor.
Memorial e Fazenda Solar Nikola Tesla
A Fazenda Solar, instalada ao lado do Parque dos Imigrantes, do distrito Rio Maina, produz energia limpa para as 62 escolas municipais de Criciúma. O equipamento público, inaugurado junto ao Memorial Nikola Tesla em 17 de agosto de 2024, recebe cerca de 2.500 visitantes mensais entre estudantes da rede municipal, estadual, particular e público em geral. “Esse apoio técnico vai agregar conhecimento às visitas guiadas no memorial, principalmente em relação aos equipamentos em exposição”, conta a secretaria municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim.
A estrutura dispõe de auditório para palestras e um espaço com réplicas das invenções de Tesla, que incentivam o aprendizado. Os profissionais da Educação ficam à disposição durante as visitas guiadas, para explicações sobre a geração de energia, bem como da história e das contribuições do engenheiro no campo energético. O Memorial Nikola Tesla fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Já nos finais de semana, o Memorial recebe visitas das 9h ao meio-dia e das 14h às 18h.
As visitas guiadas, com a presença de técnicos e professores, devem ser agendadas pelo contato (48) 9951-0314.
Texto e fotos: Shaiane Corrêa